Primeiro mês de atualização cadastral de rebanhos no Paraná alcança 44,6% de registros • Portal DBO

Primeiro mês de atualização cadastral de rebanhos no Paraná alcança 44,6% de registros • Portal DBO

Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!

Os primeiros 30 dias da campanha de atualização do cadastro do rebanho no Paraná fecharam com 44,6% do número estimado de animais no Estado, já declarados na Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar). O período começou em 1º de maio e vai até 30 de junho.

A Adapar reforça que o cadastro é obrigatório. Após o término da campanha, será proibido o transporte de animais não declarados, dada a impossibilidade de retirada da Guia de Trânsito Animal (GTA), podendo o produtor receber as penalidades previstas em lei.

A atualização é fundamental para que a vigilância sanitária saiba onde estão os animais e como eles se movimentam no Estado, ajudando a garantir a condição de área livre de febre aftosa sem vacinação.

O Estado optou por não cobrar um custo do produtor com a colocação de um brinco para identificar cada animal, mas exige que uma vez por ano ele declare seu rebanho.

A atualização é obrigatória para todas as espécies de animais de produção da propriedade (bovinos, búfalos, equinos, burros, muares, suínos, ovinos, caprinos, aves, peixes e outros animais aquáticos, colmeias de abelhas e bichos-da-seda).

Os produtores podem fazê-lo online em site da adaparem uma das Unidades Locais da Adapar, Postos de Atendimento dos Sindicatos Rurais ou Prefeituras ou pelo aplicativo Paraná Agro.

VEJA TAMBÉM | MS: atualização cadastral e declaração semestral de rebanhos é prorrogada

Segundo balanço parcial (30/05), a regional de Curitiba é a que registrou o menor percentual de comprovação, com 28,8%. É seguida de perto por União da Vitória, onde estão registrados 30,9% dos pecuaristas.

Paranaguá aparece em terceiro lugar entre os que menos cumpriram com o dever, registrando 37%. Campo Mourão, com 38,7%, e Ponta Grossa, com 39,8% também estão abaixo da média.

Na outra ponta aparece a regional de Toledo, onde 64,5% dos imóveis já cumpriram a obrigação. Segue-se Umuarama, com 51,5%, e Paranavaí, onde o índice chegou a 49,2% em meados da campanha. As cinco primeiras se completam com Guarapuava (48,8%) e Laranjeiras do Sul (47,7%).

Em relação aos municípios, São Manoel do Paraná (Noroeste) lidera, onde 93% da estimativa já foi atendida. Logo abaixo está Pontal do Paraná (Litoral), com 84,6%. O terceiro lugar fica com São Jorge do Ivaí (Noroeste), com 84,1% dos estabelecimentos já cadastrados.

Os cinco municípios com os menores índices fazem parte da região de Curitiba. A Quitandinha atingiu apenas 2,4% das inscrições. Também com índice baixo – 6,1% – aparece Contenda. Em Almirante Tamandaré, apenas 9,9% dos imóveis cumpriram a obrigação, seguido por Piên (14,1%) e Mandirituba (14,7%).

Fonte: Agência Estadual de Notícias (AEN)

Portal DBO