Preços do leite seguem em queda no Brasil

Preços do leite seguem em queda no Brasil

Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!

Você preços do leite no mercado atacadista nacional fechou o mês de junho em queda e a tendência para julho é de novas quedas.

Boletim de Centro de Inteligência do Leite da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) destacou que as importações continuam altas, com volumes entre 200 e 250 milhões de litros-equivalentes no mês.

“A valorização recente do real, a queda do preço relativo no Mercosul e o crescimento sazonal da produção na Argentina acabam estimulando as compras”, afirmou no boletim.

“Neste momento, o crescimento da safra no Sul e o aumento das importações continuam aumentando a disponibilidade interna e reduzindo os preços. No varejo, os preços ao consumidor vêm apresentando queda, mas em ritmo menor do que nos demais elos da cadeia produtiva.”

No atacado da Grande São Paulo, o preço médio do leite UHT em junho caiu 16,4% em relação ao mesmo mês do ano passado e 6,6% ante maio deste ano.

No spot, o leite vendido em Minas Gerais recuou 34,4% em relação a junho de 2022 e 10,4% em relação a maio passado.

Segundo a Embrapa, as indicações dos Conseleites estaduais para o pagamento do leite entregue em junho para ser pago em julho indicam uma nova queda de preços ao produtor. “O mercado de lácteos continua fraco, com maior disponibilidade interna e já com a expectativa do início da safra, o que impacta negativamente os preços”, afirmou.

A Embrapa cita projeções dos Conseleites, para o preço de referência do produto entregue em junho a ser pago em julho, de queda de 4,8% em Minas Gerais, 4,6% no Paraná e 3,1% em Santa Catarina.

Canal Rural