Preços do algodão seguem pressionados em Mato Grosso

Preços do algodão seguem pressionados em Mato Grosso

Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!

Semeadura do algodão da safra 2023/24 nos EUA atingiu 12,00% no último domingo (23/04)

Assim, segundo o USDA, o trabalho de campo no país está em linha com o registrado no
mesmo período da safra passada e 1,00 pp acima da média dos últimos anos. Com relação ao Texas (maior produtor do país), o estado possui 18,00% da área total estimada já semeada, um atraso de apenas 1,00 pp em relação ao mesmo período do ciclo 2022/23.

Ressalte-se que as condições climáticas serão fatores essenciais para o avanço da semeadura do algodão no país, e consequentemente para a decisão final do produtor quanto à área total a semeadura, uma vez que alguns cotonicultores ficaram desanimados com a forte estiagem que atingiu os EUA no ciclo passado e comprometeu muito as lavouras do país.

Assim, segundo a NOAA, há previsões de chuvas normais para os próximos trinta dias, o
o que tende a favorecer o andamento dos trabalhos de campo nas próximas semanas no país.

Segundo cepea, “Os preços domésticos do algodão em pluma, que vinham caindo desde meados de fevereiro, caíram ainda mais intensamente neste mês. Desde o dia 11 de abril, o Indicador CEPEA/ESALQ, com pagamento em 8 dias, vem registrando quedas diárias, acumulando forte queda de 10,5% no mês parcial”.

Veja a tabela indicativa abaixo:

Mercado financeiro

  • Desvalorização: com a incerteza devido ao cenário econômico mundial, o contrato de lint julho de 2023 na Bolsa de NY apresentou desvalorização de 0,52% na comparação semanal;
  • Mato Grosso: refletindo a redução dos contratos de pluma, a paridade de julho de 2023 em Mato Grosso teve média de R$ 142,20/@, 0,38% menor em relação à semana passada;
  • Cair: o preço do algodão em pluma disponível no Mato Grosso caiu 4,85% na comparação semanal, pautado pela fraca demanda registrada nos mercados nacional e internacional.

Por Daniele Balieiro com informações do Cepea

AGRONEWS® é informação para quem produz



Agro News