Preços caem 14% na parcial de maio, com retomada acelerada das exportações pós-embargo – Money Times

Preços caem 14% na parcial de maio, com retomada acelerada das exportações pós-embargo – Money Times

Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!
De acordo com cepeaa queda no preço do animal pode ser amenizada pelas exportações de boi gordo (Foto: Minerva Foods)

Os preços de boi gordo continuam enfraquecidos no mercado paulista. De maio a 9, o indicador Boi Cepea/B3 registra média de R$ 268,77, 6% menor que abril de 2022 e Queda de 14% em relação a maio do ano passadoem termos reais.

Segundo pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), além da recuperação da oferta de animais nos últimos anos, a suspensão dos embarques de carne bovina para a China entre fevereiro e março deste ano alongou as escalas de muitos frigoríficos .

Já para o pecuarista, com a chegada do outono as condições de pastagem começam a ficar desfavoráveis, o que já levou os pecuaristas a aumentar a oferta de animais.

Exportações

A atual tendência de queda nos preços da carne bovina pode ser atenuada, segundo agentes ouvidos pelo Cepea, pelas exportações de proteínas, que avançam em ritmo intenso em maio.

O Brasil embarcou 42.809 toneladas de carne bovina na primeira semana de maio, segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Ministério da Economia.

Assim, a média diária de embarques é de 10,702 mil toneladas, contra 6,9 mil toneladas em maio do ano passado, um aumento de 55,1%.

Dessa forma, se o ritmo diário for mantido até o final de maio, o Brasil pode exportar mais de 230 mil toneladas, volume recorde.

touro gordo

Na avaliação de Fernando Iglesias, analista de proteína animal da Safras & Mercado, os preços dos insumos com a nutrição do gado gordo têm apresentado quedas, cenário que favorece o confinamento.

“A queda dos preços do farelo de soja e do milho, dois dos principais insumos para a pecuária, é benéfica para o confinamento, essa queda permite uma melhora na rentabilidade”, afirma.

Agro News