Os preços de boi gordo registrou alta na segunda quinzena de março, impulsionada pela retomada dos embarques de carnes para China no dia 23 de março e pelas restrições nas vendas dos produtores, já que os pecuaristas aproveitam as boas condições das pastagens para manter os animais no campo.
De acordo com pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea)com as recentes valorizações, a arroba bovina voltou a ser comercializada praticamente nos mesmos níveis registrados em meados de fevereiro, antes do embargo à carne bovina brasileira.
Em fevereiro, o indicador CEPEA/B3 de boi gordo encerrou fevereiro em R$ 267,95, com forte queda de 7,2% no acumulado daquele mês, e, até 22 de fevereiro, antes da suspensão dos embarques, o indicador acumulava alta, de 3,74 %.
Agora, em março, até o dia 28, o indicador acumula avanço significativo de 10,2%. Assim, trata-se da maior alta no acumulado de um mês desde novembro de 2021, quando o indicador avançou expressivos 25,26% e o setor nacional passava justamente por uma suspensão dos embarques de carnes para a China, devido a um caso atípico de loucura vaca. no início de setembro de 2021.