A retração de parte dos consumidores e o avanço da safra da segunda safra mantêm os preços do milho enfraquecidos no início de julho na maior parte das regiões monitoradas pelo Cepea.
No campo, a ausência de chuva na última semana favoreceu o andamento das obras. Dados da Conab mostram que, até 1º de julho, a colheita atingiu 20% da área nacional, um aumento semanal de 9 pp, mas ainda com atraso de 8 pp em relação ao ciclo anterior.
VEJA TAMBÉM | Cepea: volume de carne bovina exportada no 1º semestre é o 2º maior da história
SOJA
Os preços da soja subiram no mercado interno na primeira semana de julho. Segundo pesquisadores do Cepea, esse avanço está atrelado à apreciação externa e cambial (US$/R$), cenário que torna a oleaginosa nacional mais atrativa para os importadores.
Quanto aos derivados, os pesquisadores do Cepea indicam que os preços do farelo de soja também subiram no mercado interno, impulsionados pela valorização das matérias-primas e dos contratos externos e pela maior demanda interna e externa.
Os preços do óleo de soja caíram, diante da baixa liquidez, devido à disparidade entre os pedidos dos compradores e os valores ofertados pelos vendedores.
