Tratamentos de sementes potencialmente ‘inovadores’, que convertem nitrogênio atmosférico para uso em plantas, estarão disponíveis na Irlanda, de acordo com uma empresa agrícola suíça.
A Syngenta Biologicals confirmou que fechou um acordo de colaboração com a Unium Bioscience Ltd., com sede no Reino Unido, que pode ser de interesse específico para os agricultores da Europa Ocidental.
Novos produtos de tratamento de sementes combinam uma mistura personalizada de cepas bacterianas.
Estes, então, trabalham dentro da planta em crescimento para converter o nitrogênio livremente disponível do ambiente em uma forma que a cultura possa usar.
Esses processos parecem refletir o papel das bactérias fixadoras de nitrogênio encontradas naturalmente em leguminosas, como trevo e feijão.
Os tratamentos de sementes aumentam naturalmente a capacidade de uma planta de converter e usar nitrogênio prontamente disponível na atmosfera e têm o potencial de reduzir o uso de nitrogênio em mais de 10%.
Como resultado, isso poderia reduzir o impacto ambiental da agricultura, ao mesmo tempo em que aumenta o rendimento das colheitas, promovendo a saúde das plantas e do solo e, potencialmente, oferecendo aos agricultores maior flexibilidade em suas estratégias de manejo do solo.
“A Syngenta está desvendando o futuro da agricultura, incentivando práticas sustentáveis e ajudando os produtores a reduzir sua pegada de carbono enquanto aumentam os rendimentos”, disse Jonathan Halstead, chefe da região noroeste da Europa na Syngenta Crop Protection e diretor administrativo da Syngenta UK. Ltd.
“Temos o prazer de anunciar esta parceria de longo prazo com a Unium, aproveitando o poder de sua inovação e trazendo uma solução orgânica única e sustentável para produtores em todo o Noroeste da Europa”.
John Haywood, diretor da Unium, acrescentou:
“Numa época em que o uso de nitrogênio e a sustentabilidade são as principais preocupações dos produtores, estamos orgulhosos de oferecer a eles mais opções e flexibilidade no gerenciamento do nitrogênio.
“Apoiando-se no forte histórico da Syngenta de parcerias e investimentos em produtos biológicos, esta colaboração oferecerá uma maneira mais eficiente e sustentável de cultivar culturas saudáveis e produtivas”.
A Syngenta oferecerá o produto nos próximos meses em todo o Reino Unido, com distribuição comercial na Irlanda, Dinamarca, Suécia, Finlândia, Noruega, Bélgica, Luxemburgo e Holanda no próximo ano.
