Perfeil e habitos do produtor rural mato-grossense

Pesquisa do Imea revela perfil e hábitos dos produtores rurais em Mato Grosso

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O Instituto Mato-grossense de Economia Agrícola (Imea) apresentou na tarde desta terça-feira (30/05) os resultados da pesquisa “Perfil e Hábitos dos Produtores Rurais de Mato Grosso”. A apresentação aconteceu durante uma transmissão ao vivo no canal do Imea no YouTube. O levantamento feito pelo IMEA e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT) faz parte do Projeto de Desenvolvimento Regional do Mato Grosso. A live foi conduzida pelo superintendente do Imea, Cleiton Gauer.

Lançamento ao vivo “Perfil e Hábitos dos Produtores Rurais de Mato Grosso”

A live contou com a presença do Diretor Administrativo e Financeiro da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (fama), Robson Marques, representando o presidente do Sistema Famato, Vilmondes Tomain. A diretora de inovação do Senar-MT, Ida Beatriz, representou o superintendente do Senar-MT, José Luiz Fidelis.

Aperte o play para conferir a live completa.

“Em nome do presidente Vilmondes Tomain, agradecemos ao IMEA pela seriedade das pesquisas e estudos realizados, falando especificamente desta pesquisa sobre o perfil e hábitos dos produtores, tenho certeza que será de grande valia apoiar os produtores rurais no tomando uma decisão. O Imea realiza um trabalho de muita responsabilidade, no que diz respeito à confiabilidade dos dados que norteiam a produção e a produtividade do nosso estado”, disse Robson Marques.

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O Imea apresentou os resultados da pesquisa, que incluiu dados sobre o perfil das propriedades, produtores, uso de tecnologia, preferências do produtor e informações sobre investimentos na atividade, diferenciando agricultores e pecuaristas. O levantamento das informações ocorreu em outubro/22 por meio de ligação telefônica com os produtores rurais, conforme base de contatos do IMEA.

O Instituto conversou com 790 produtores rurais de Mato Grosso, dos quais 398 são agricultores (50,38%) e 20,85%, além de agricultores, são pecuaristas. Os outros 392 (49,62%) entrevistados são pecuaristas, destes 24,74%, além dos pecuaristas, são agricultores. Isso demonstra a diversificação das atividades dos produtores rurais mato-grossenses.

Pesquisa do Imea revela perfil e hábitos dos produtores rurais em Mato Grosso 4

No levantamento, o IMEA identificou 1,98 milhão de hectares de área (propriedade rural). Dessas áreas, os pecuaristas ocupam cerca de 695,29 mil hectares e os agricultores 1,29 milhão de hectares.

Das áreas agrícolas identificadas no levantamento, 807.540 hectares são plantados com soja, 619.440 hectares com milho, 67.450 hectares com algodão e 1.000 hectares com outras culturas.

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Na pecuária, o levantamento identificou 200.870 hectares de pastagens e 13.080 hectares dedicados à suinocultura. Tratando-se de outras culturas, a piscicultura ocupa 302 hectares, eucalipto 80, avicultura 1 (um), ILP 650 hectares.

Na agricultura, 83,25% dos entrevistados se dedicam exclusivamente à atividade, e 16,75% se dedicam à agricultura e outras atividades. Na pecuária, 60,10% dedicam-se exclusivamente à atividade e 39,90% também exercem outras atividades.

Quando se trata de desafios, a pesquisa revelou que os maiores problemas enfrentados pelos produtores rurais são a falta de mão de obra e custos operacionais.

Pesquisa do Imea revela perfil e hábitos dos produtores rurais de Mato Grosso
Pesquisa do Imea revela perfil e hábitos dos produtores rurais em Mato Grosso 5

Na sucessão familiar, cerca de 78% dos produtores responderam que estão se preparando para a sucessão familiar.

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Em termos de assistência técnica, a pesquisa apontou números expressivos, 90% dos pecuaristas entrevistados possuem serviço de assistência técnica em sua propriedade, sendo que entre os pecuaristas o número foi de 73%.

Conectividade – Embora metade dos pecuaristas não utilize computador na propriedade, 86% relataram utilizar smartphone.

Atualmente, a internet é o principal canal de obtenção de informações (82,66% dos agricultores e 82,40% dos pecuaristas), além de consultorias e televisão.

Fonte: ASCOM Famato See More

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