A conclusão da pavimentação da estrada rural vai incentivar a agricultura e o turismo na região agrícola de São José dos Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba, no Paraná.
Pelo menos 500 famílias com a conclusão de dois 20 quilômetros de pavimentação asfáltica que faltam para ligar a Colônia Muricy, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, à BR-376. Uma obra, em andamento, foi viabilizada pela liberação de operações de crédito no valor de R$ 30.665.558,11, via Secretaria de Estado das Cidades.
Uma região beneficiada faz parte do cinturão verde da RMC, responsável pelo abastecimento de alimentos para a Capital e demais cidades do Paraná, Sul de São Paulo e Norte de Santa Catarina. “A gente ouve alqueires, planta de tudo: couve, couve-flor, rabanete, couve. E ainda temos 10 vacas para produção de leite”, diz Valdomiro. Ele diz que está assentado, motivo da transferência da produção dos quatro filhos. “Vai ser bom para eles”, diz ele.
O resultado da lavagem, em centenas de pequenas propriedades, muitas vezes em lavouras orgânicas, é levado de caminhão, duas vezes por semana, até a Central de Abastecimento de Curitiba (Ceasa), no quilômetro 10 da BR-116, no Bairro do Tatuquara, em Curitiba, e para outros destinos.
turismo
O turismo também deve ser impactado positivamente com uma obra. A pavimentação facilitará o trânsito de veículos entre a BR-376 e o Caminho do Vinho, arranjo produtivo local que reúne espaços culturais, oito vinícolas, 18 restaurantes e cafés coloniais, agroindústrias, cervejarias, unidades de lazer, pousadas, pesqueiros -paga e nus. Atualmente, o acesso por estrada totalmente asfaltada só é possível a partir da sede municipal.
O ciclo do turismo também é contemplado pelo projeto. Ao longo do percurso, haverá espaço para a circulação de bicicletas delimitado por tachas, pintura própria e sinalização.
Pavimentação
As obras abrangem dois trechos, na Colônia Muricy e na Colônia Malhada, nas ruas João Lipinski e Professor Júlio de Carvalho, num total de 20 quilômetros, ou 169.365,50 m², e completam a ligação da região com a BR 376. A pavimentação, com nove metros de comprimento, reserve dois para uma ciclovia. O projeto atende aos padrões definidos pela Secid, que observa as questões ambientais e de sustentabilidade.
Além da cobertura asfáltica, prestamos serviços de terraplenagem, implantação de base e sub-base, meio e superfície, drenagem, serviços de urbanização, sinalização de trânsito e iluminação pública. A pavimentação foi possível com a assinatura de seis convênios, pelo Sistema de Financiamento de Ações nos Municípios (SFM), entre a Secid e a Prefeitura de São José dos Pinhais. O andamento das obras em cada trecho varia entre 11% e 82% de conclusão.
Com A É
(Tatiane Bertolino/Sou Agro)


