Ampliação do Calado Operacional no Porto de Paranaguá aumenta capacidade de movimentação de cargas

O calado operacional dos navios do Porto de Paranaguá (PR), em cinco berços (201, 202, 204, 209 e 211), vai aumentar graças à mais recente operação de dragagem.

A mudança foi homologada pela Capitania dos Portos do Paraná (CPPR) e amplia a capacidade operacional dos terminais paranaenses, informou a Portos do Paraná, empresa pública do Governo do Estado, em comunicado.

Aumento no calado propicia maior competitividade e movimentação de cargas

O calado é a profundidade entre o ponto mais baixo da quilha de uma embarcação e a linha d’água. Com essa nova alteração, essa distância passa de 12,5 metros para 12,8 metros no Corredor de Exportação Oeste, Carga Geral, e nos berços de fertilizantes.

Segundo a Portos do Paraná, a ampliação do calado tem impacto direto na capacidade de embarque, garantindo maior competitividade no mercado internacional. Em média, cada metro de calado operacional significa cerca de 7 mil toneladas a mais de granéis movimentados.

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Ganhos operacionais e estimativa de aumento na movimentação de cargas

O ganho operacional estimado é de 2,1 mil toneladas a mais de carga, por navio. Ou seja, a princípio, mais de 378 mil toneladas no ano, para uma média de 180 navios.

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Declarações da Portos do Paraná e expectativas para o futuro

O diretor de Engenharia e Manutenção da Portos do Paraná, Victor Kengo, disse na nota que “no ano passado aumentamos o calado de navegação no canal de acesso ao Porto de Paranaguá e de operação nos berços de atracação do Corredor de Exportação Leste. Neste ano, após a última campanha de dragagem, e discussões técnicas no âmbito do Grupo de Trabalho de ganhos operacionais da Portos do Paraná, composto também pela Capitania dos Portos do Paraná e 17ª Zona de Praticagem, estamos aumentando o calado máximo operacional dos berços, o que implicará aumento da movimentação de cargas gerais, fertilizantes, soja, farelo, milho e açúcar”.

O sistema de embarque de granéis pelo Corredor de Exportação Oeste em Paranaguá foi responsável por movimentar mais de 5% de todas as cargas nos portos do Paraná, que chegaram a quase 3 milhões de toneladas, em 2023.

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O diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, disse na nota que “desde o início da atual gestão voltamos nossos olhares para o lado Oeste, que era pouco explorado e que hoje identificamos como a nova fronteira e ser explorada. Nosso objetivo é desenvolver cada vez mais essa ponta da faixa portuária para atender a demanda do mercado e gerar emprego e mais renda para a região”.

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Sumário

1. Dragagem aumenta o calado operacional dos navios do Porto de Paranaguá

1.1 Mudança homologada pela Capitania dos Portos do Paraná

1.2 Ampliação da capacidade operacional dos terminais paranaenses

2. Impacto da ampliação do calado

2.1 Maior competitividade no mercado internacional

2.2 Aumento da capacidade de embarque

3. Ganho operacional estimado

3.1 Aumento de carga por navio

3.2 Resultado em toneladas movimentadas no ano

4. Declaração do diretor de Engenharia e Manutenção da Portos do Paraná

5. Sistema de embarque de granéis pelo Corredor de Exportação Oeste

5.1 Importância desse sistema no Porto de Paranaguá

6. Objetivos da atual gestão da Portos do Paraná

6.1 Exploração da região Oeste

6.2 Geração de emprego e renda

O calado operacional dos navios do Porto de Paranaguá (PR), em cinco berços (201, 202, 204, 209 e 211), vai aumentar graças à mais recente operação de dragagem.

A mudança foi homologada pela Capitania dos Portos do Paraná (CPPR) e amplia a capacidade operacional dos terminais paranaenses, informou a Portos do Paraná, empresa pública do Governo do Estado, em comunicado.

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O calado é a profundidade entre o ponto mais baixo da quilha de uma embarcação e a linha d’água. Com essa nova alteração, essa distância passa de 12,5 metros para 12,8 metros no Corredor de Exportação Oeste, Carga Geral, e nos berços de fertilizantes.

Segundo a Portos do Paraná, a ampliação do calado tem impacto direto na capacidade de embarque, garantindo maior competitividade no mercado internacional. Em média, cada metro de calado operacional significa cerca de 7 mil toneladas a mais de granéis movimentados.

O ganho operacional estimado é de 2,1 mil toneladas a mais de carga, por navio. Ou seja, a principio, mais de 378 mil toneladas no ano, para uma média de 180 navios.

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O diretor de Engenharia e Manutenção da Portos do Paraná, Victor Kengo, disse na nota que “no ano passado aumentamos o calado de navegação no canal de acesso ao Porto de Paranaguá e de operação nos berços de atracação do Corredor de Exportação Leste. Neste ano, após a última campanha de dragagem, e discussões técnicas no âmbito do Grupo de Trabalho de ganhos operacionais da Portos do Paraná, composto também pela Capitania dos Portos do Paraná e 17ª Zona de Praticagem, estamos aumentando o calado máximo operacional dos berços, o que implicará aumento da movimentação de cargas gerais, fertilizantes, soja, farelo, milho e açúcar”.

O sistema de embarque de granéis pelo Corredor de Exportação Oeste em Paranaguá foi responsável por movimentar mais de 5% de todas as cargas nos portos do Paraná, que chegaram a quase 3 milhões de toneladas, em 2023.

O diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, disse na nota que “desde o início da atual gestão voltamos nossos olhares para o lado Oeste, que era pouco explorado e que hoje identificamos como a nova fronteira e ser explorada. Nosso objetivo é desenvolver cada vez mais essa ponta da faixa portuária para atender a demanda do mercado e gerar emprego e mais renda para a região”.

O calado operacional dos navios do Porto de Paranaguá (PR), em cinco berços (201, 202, 204, 209 e 211), vai aumentar graças à mais recente operação de dragagem.

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A mudança foi homologada pela Capitania dos Portos do Paraná (CPPR) e amplia a capacidade operacional dos terminais paranaenses, informou a Portos do Paraná, empresa pública do Governo do Estado, em comunicado.

O calado é a profundidade entre o ponto mais baixo da quilha de uma embarcação e a linha d’água. Com essa nova alteração, essa distância passa de 12,5 metros para 12,8 metros no Corredor de Exportação Oeste, Carga Geral, e nos berços de fertilizantes.

Segundo a Portos do Paraná, a ampliação do calado tem impacto direto na capacidade de embarque, garantindo maior competitividade no mercado internacional. Em média, cada metro de calado operacional significa cerca de 7 mil toneladas a mais de granéis movimentados.

O ganho operacional estimado é de 2,1 mil toneladas a mais de carga, por navio. Ou seja, a principio, mais de 378 mil toneladas no ano, para uma média de 180 navios.

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O diretor de Engenharia e Manutenção da Portos do Paraná, Victor Kengo, disse na nota que “no ano passado aumentamos o calado de navegação no canal de acesso ao Porto de Paranaguá e de operação nos berços de atracação do Corredor de Exportação Leste. Neste ano, após a última campanha de dragagem, e discussões técnicas no âmbito do Grupo de Trabalho de ganhos operacionais da Portos do Paraná, composto também pela Capitania dos Portos do Paraná e 17ª Zona de Praticagem, estamos aumentando o calado máximo operacional dos berços, o que implicará aumento da movimentação de cargas gerais, fertilizantes, soja, farelo, milho e açúcar”.

O sistema de embarque de granéis pelo Corredor de Exportação Oeste em Paranaguá foi responsável por movimentar mais de 5% de todas as cargas nos portos do Paraná, que chegaram a quase 3 milhões de toneladas, em 2023.

O diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, disse na nota que “desde o início da atual gestão voltamos nossos olhares para o lado Oeste, que era pouco explorado e que hoje identificamos como a nova fronteira e ser explorada. Nosso objetivo é desenvolver cada vez mais essa ponta da faixa portuária para atender a demanda do mercado e gerar emprego e mais renda para a região”.

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Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Jornal Do Campo

Em conclusão, a recente operação de dragagem no Porto de Paranaguá, que ampliou o calado operacional dos navios, traz benefícios significativos para a capacidade de movimentação de cargas dos terminais paranaenses. Essa melhoria aumenta a competitividade no mercado internacional e representa um ganho estimado de 2,1 mil toneladas a mais de carga por navio. Além disso, o foco no desenvolvimento da região oeste do porto mostra uma visão estratégica da Portos do Paraná, buscando explorar novas oportunidades e gerar mais emprego e renda para a região.

Perguntas e Respostas:

1. O que é calado operacional?

O calado operacional é a profundidade entre o ponto mais baixo da quilha de uma embarcação e a linha d’água.

2. Quais foram os berços do Porto de Paranaguá que tiveram o calado aumentado?

Os berços que tiveram o calado aumentado são os berços 201, 202, 204, 209 e 211.

3. Qual é o impacto direto da ampliação do calado na capacidade de embarque?

A ampliação do calado tem o impacto direto de garantir maior competitividade no mercado internacional e possibilitar o embarque de mais toneladas de granéis.

4. Qual é o ganho operacional estimado com a ampliação do calado?

O ganho operacional estimado é de 2,1 mil toneladas a mais de carga por navio, totalizando mais de 378 mil toneladas por ano.

5. Qual é o objetivo da Portos do Paraná ao explorar a região oeste do porto?

O objetivo da Portos do Paraná ao explorar a região oeste do porto é desenvolver essa área como uma nova fronteira a ser explorada, gerando mais emprego e renda para a região.

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