#sou agro | O Governo do Estado busca alternativas e parcerias que possam promover o turismo rural e aumentar o número de visitantes no interior do Paraná, principalmente no entorno das regiões produtoras, e durante todo o ano.
Com esse objetivo, a Secretaria Estadual de Turismo (Setu-PR) esteve presente esta semana em duas das maiores feiras agropecuárias do Estado: a 51ª ExpoParanavaí e a 48ª Expo Umuarama.
Só esses dois eventos movimentam cerca de R$ 120 milhões em negócios, além de atrair quase 500 mil visitantes aos dois municípios, impulsionando o turismo e setores correlatos, como hotelaria, gastronomia e transportes. “São eventos que mostram a força da agricultura e o potencial turístico do setor”, afirmou o secretário estadual de Turismo, Marcio Nunes.
“Mas queremos ir além do circuito de feiras, criar roteiros que atraiam a população das cidades para vivenciar o contato com o campo, a natureza, os produtos artesanais, gerando renda e aumentando a lucratividade, principalmente para as pequenas propriedades e pequenos produtores”, disse Nunes. “Enquanto a feira é atrativa pela grandiosidade do evento, seus shows e rodeios, esses circuitos rurais visam promover sensações e oferecer uma experiência memorável ao turista por meio de experiências sustentáveis, diferentes das que existem no ambiente urbano”.
O turismo rural é tendência no Brasil desde a pandemia, quando as pessoas buscavam locais mais próximos e ao ar livre para quebrar a rotina do isolamento social.
Visando aprimorar o atendimento a essa demanda crescente, a diretoria de Setu-PR aproveitou os eventos desta semana para uma agenda de encontros com empresários do setor de turismo, prefeitos, vereadores e entidades rurais. “Estamos tentando agilizar a elaboração e execução dos programas. No caso do turismo rural, queremos aproximar as grandes agroassociações do trade turístico”, disse Nunes.
Para o secretário, o modelo a ser adotado nesse segmento vem do outro lado do Atlântico. “A Europa é o berço do turismo rural, pois o campo tem um grande apelo para uma sociedade urbanizada e preocupada com o meio ambiente”, comenta. “Ao percorrer o interior da Itália, França, Portugal, Espanha, é possível perceber o impacto da integração entre cultura, gastronomia, turismo e agricultura na promoção das economias locais. Isso possibilita um leque enorme de novos negócios, empregos e renda, além da preservação das tradições locais e da paisagem rural”.
(Com AEN)
(Emanuely/Sou Agro)