A pecuária de corte, assim como outras atividades do agronegócio, tem trabalhado sob diferentes pressões. Uma é econômica, pois as margens de lucro diminuem com os altos custos de produção. A outra é mundial. O mundo quer sustentabilidade: produzir cada vez mais com cada vez menos.
Nesta 3ª matéria da série “como criar gado para que fique menos tempo confinado”, a etapa mais cara da produção, o assunto é a genética explorada. Walter Domingues é consultor da Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores (ANCP) e também da WDS Assessoria de Pecuária.
Ele avalia que no tripé que sustenta a atividade, Saúde, Nutrição e Genética, é o item mais importante, mas decisivo para superar as pressões que assolam a pecuária.
Com o devido conhecimento e ou rodeado de bons profissionais, as tecnologias disponĂveis para promover o melhoramento animal sĂŁo acessĂveis e precisas.
OUVIR abaixo os comentários de Walter Domingues
Nos modelos de produção mais comuns na pecuária – recria, recria, engorda e ciclo completo – a genĂ©tica Ă© fundamental na criação, pois as mĂŁes devem amamentar adequadamente seus bezerros e mostrar-se capazes de reconceber a cada estação reprodutiva. Existem várias caracterĂsticas genĂ©ticas que definem o sucesso desta operação. E nĂŁo Ă© diferente na recriação.
PorĂ©m, nĂŁo se deve pensar em genĂ©tica especĂfica para cada etapa do processo produtivo. Isso nĂŁo Ă© viável e leva ao erro. O olhar para os animais que irĂŁo trabalhar no rebanho deve atentar para o equilĂbrio entre as dezenas de caracterĂsticas avaliadas e suas respectivas acurácias.
No Norte, uma jornada de sucessos – Com 1.100 hectares de área total, sendo 600 de pastagem, a Fazenda Carioca, em Castanhal (PA), entrega desde 2018 uma mĂ©dia anual de 1.500 carcaças de novilhas Brangus, com idade inferior a 24 meses, diretamente a parceiros comerciais da capital , BelĂ©m, onde já se tornou referĂŞncia em carne de qualidade, e municĂpios prĂłximos.
Altair Burlamaqui, Proprietário da Fazenda Carioca. “Para estabelecer uma escala de abate semanal, contĂnua ao longo do ano, foi preciso muita disciplina, equilĂbrio sanguĂneo no rebanho, foco na precocidade e uso de tecnologia, alĂ©m de esforço para identificar os melhores animais para o modelo de produção”. É o que afirmam os pecuaristas Altair Burlamaqui e Brenno Borges.
OUVIR abaixo os comentários de Altair Burlamaqui
ApĂłs a chegada, as novilhas adquiridas no mercado sĂŁo avaliadas e as mais aptas para reprodução recebem uma dieta especĂfica e seguem um rĂgido protocolo sanitário.
A idéia é que seus filhotes gerem fêmeas – negócio da empresa – pesadas, bem acabadas e com excelente rendimento de carcaça. É aà que está a grande diferença de lucratividade.
OUVIR
MAIS
Boas pastagens e manejo reduzem o tempo de confinamento
Menos tempo no cocho, arroba produzida mais barata
VÍDEO | Reposição bem feita visando lucro na pecuária de corte; Comentários de Gêra Nunes
Oito passos para o pecuarista realizar seu planejamento estratégico
