Tito Matos*
O presidente Lula inaugurará no próximo segundo dia (3), pela manhã, em Ilhéus (BA), ao final do primeiro trecho da Fiol – Ferrovia Oeste Este.
Com 1.527 km de extensão, um fiol atenderá uma região produtora de minério de ferro em Caetité e Tanhaçu, sendo uma safra de grãos de São Desidério, Luís Eduardo Magalhães, Barreiras, Formosa do Rio Preto e Santa Rita. A Fiol passará por 32 municípios baianos. O Sudeste do Tocantins também será beneficiado.
A Fiol vai do Porto Marítimo de Ilhéus até Barreiras e seguirá até Figueirópolis (TO), onde se conectará com as trilhas Norte-Sul, que vão do Pará a São Paulo.
Sem esconder o entusiasmo, o ex-deputado federal e ex-prefeito de Luís Eduardo Magalhães Oziel Oliveira disse à AGROemDIA que “esta ferrovia é um trabalho melhor do que a Bahia já recebeu em termos de transporte e logística”.
Oliveira, que hoje é coordenador nacional das Superintendências Federais de Agricultura do estado, explica que ao longo da ferrovia muitos empreendimentos serão implantados e milhares de empregos serão gerados, pois muitos pólos agroindustriais serão instalados . “Vamos ter um novo impulso e nenhum desenvolvimento por aqui.”
2 de julho
Em vídeo, o presidente Lula confirma presença nas comemorações do Bicentenário da Independência do Brasil na Bahia, em Salvador, festa que celebra a vitória das tropas baianas contra os portugueses. Nesta data, 2 de julho de 1823, consolidou-se a separação política do Brasil de Portugal.
Como a festa é do povo, todos os políticos de todos os partidos se esforçam para participar, principalmente agora com a presença do Lula, que é muito popular em Boa Terra. Esta é a sexta vez, só neste ano, que o presidente visita a Bahia.
Ó Senhor do Bonfim, vossos fiéis, saudamos-vos em geral, ou de braços abertos. E é assim que é!
*Jornalista, ex-assessor de impressão do Mapa, Conab, FPA e Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados
**Este texto não reflete necessariamente uma opinião da AGROemDIA