Ganhando forma nos últimos cinco anos, foi um recém-chegado ao mercado de veículos off-road, que está sendo construído por uma ramificação do grupo INEOS – o Grenadier.
A empresa é um fornecedor mundial de produtos químicos, óleos e lubrificantes, e tem a força financeira para atrair os parceiros certos em uma tentativa de preencher a lacuna deixada pelo Land Rover Defender de estilo antigo muito amado.
Trazendo de volta uma lenda
A Land Rover tem sido frequentemente acusada de abandonar suas raízes e desligar a produção de roaders boutique e, olhando para os modelos mais recentes, não é uma acusação que seja facilmente descartada.
A INEOS Automotive foi formada especificamente para atender a essa reclamação, reproduzindo o Defender, em espírito e capacidade, se não em nome, o que é uma consideração importante ao criar uma nova marca.
Para resolver esta questão, foi realizada uma enquete no mundo off-road, onde foi apontado que a resposta estava no nome do pub londrino em que a ideia foi discutida pela primeira vez.
O pub chamava-se Granadeiro, e por isso o novo veículo leva agora esse nome, que, por feliz coincidência, amplia o tema militar ao apontar para um tipo de soldado escolhido por seu tamanho e robustez.
A lista de recursos
Tirando o título, ele carrega o suficiente das características do antigo Defender para fazer qualquer Land Rover tradicionalista ronronar em seu sono.
Em primeiro lugar, ele tem um chassi de escada adequado – nada disso brincando com um caso monocoque extravagante que torna o corpo e o quadro como um e restringe enormemente a capacidade de adaptá-lo, uma das grandes características dos antigos Land Rovers.
Infelizmente, outra grande característica dos antigos Land Rovers era que este mesmo quadro era propenso a apodrecer, e aqui a INEOS tomou um cuidado especial para protegê-lo da corrosão através de revestimentos resistentes e ceras internas.
O segundo é o estilo descomplicado. É uma caixa com uma roda quase em cada canto, cada uma das quais é acionada – para melhor levá-la para onde os roadsters escorregadios temem pisar.
Dito isto, os designers tomaram muito cuidado para recriar a aparência do Defender que partiu, com as bordas arredondadas do capô e as dobradiças externas pegajosas sendo replicadas com atenção aos detalhes.
Uma mistura e combinação de materiais
Um detalhe importante que não é copiado por toda parte é o material usado para fazer o corpo.
O Land Rover original surgiu como uma medida provisória para a Rover Company, que não conseguiu obter aço suficiente nos anos do pós-guerra para manter a fábrica em funcionamento fazendo saloons.
No entanto, o alumínio de baixo grau de bombardeiros excedentes estava disponível, e foi isso que formou a carroceria do veículo agrícola de uso geral que foi originalmente projetado para ser, e o hábito permaneceu pelos próximos 68 anos.
No Grenadier, o aço galvanizado é usado para os principais painéis da carroceria com um aceno para seu legado através do uso de alumínio prensado para as portas e o capô.
território familiar
Se a carroceria e o chassi remontam à década de 1980, os eixos mergulham ainda mais no tempo até o nascimento da lenda, pois são eixos de viga sólida, em vez de suspensão independente completa.
Para o componente agrícola de sua base de clientes, esses itens são fabricados pela Carraro da Itália, fornecedora de eixos para quase todos os fabricantes de tratores europeus, e ele próprio um construtor de 4WDs compactos na forma de tratores de vinha.
Os projetistas defendem o uso desse passo aparentemente para trás alegando que os eixos são mais robustos, têm maior capacidade de carga e são mais fáceis de manter do que um sistema de suspensão independente.
Eles também apontam para a maior distância ao solo e articulação possível com o design, embora, louvor seja para as estrelas, eles escolheram bobinas sobre as molas pré-históricas do original de 1948 para fornecer o amortecimento.
INEOS seleciona driveline atualizado
Até agora tudo bem, e a zona de conforto do tradicionalista é ainda mais aliviada pela caixa de transferência de duas velocidades com um bloqueio do diferencial como padrão.
Mas, mais acima no trem de força, há motivos para levantar uma sobrancelha, pois a transmissão é automática, o que, para aqueles que consideram a seleção de marchas como o cerne do off-road, pode parecer a traição mais grave
No entanto, nem tudo está perdido, pois as oito velocidades que ele oferece podem ser selecionadas no modo automático ou manual.
Se isso não fosse choque o suficiente, a outra sobrancelha coletiva do conhecedor Land Rover britânico, sem dúvida, disparará para o céu quando se perceber que a caixa ZF é um descendente direto daqueles que impulsionaram as divisões Panzer por toda a Europa.
Seis diretos da BMW
Também se foi, é qualquer sinal de um Reino Unidomotor diesel de origem que, até as injeções diretas turboalimentadas (TDIs) de 1986, sempre foram uma afronta à moralidade do motorista moderno.
Agora, há uma unidade BMW de seis cilindros em linha de 3L à espreita sob o capô que possui dois turbocompressores e 281cv na forma a gasolina e 245cv na variante a diesel.
Isso não deve ser um choque muito grande para um motor BMW que já foi usado antes, em uma variante sul-africana do Defender; A INEOS Automotive está simplesmente retomando de onde a Land Rover parou.
Certamente há o poder que faltava ao Defender mais antigo, mas isso é verdade para carros modernos em geral, mas nos dizem que esses motores são desafinados para fornecer maior poder de carga em vez de aceleração de arrepiar. Apenas o bilhete para rebocar o trailer de 3.500 kg para o qual está classificado.
INEOS compra uma fábrica
Outra partida do passado é a localização da fábrica. Já não é construído com orgulho, e qualquer número de bodges, em Solihull, sua casa é agora na França.
Hambach é a cidade em questão e é aqui que a Mercedes Benz teve sua instalação de produção de carros inteligentes que foi muito subutilizada, apesar da promessa de se manter ocupada construindo carros movidos a bateria.
Foi adquirido pela INEOUS Automotive por 470 milhões de euros e desde então teve mais 50 milhões de euros gastos na modernização da linha de produção em preparação para o Grenadier.
Uma das razões apontadas para o desaparecimento do Defender foi porque ele não era adequado para montagem robótica. Isso já foi superado e a produção em grande escala acaba de começar, após cerca de 130 protótipos construídos durante o verão.
O Grenadier, em todas as suas várias configurações, está agora saindo da linha de produção e nas mãos daqueles que esperavam pacientemente um substituto adequado para o Land Rover Defender, muito lamentado, mas não impecável.