O fim de semana está chegando e o que a previsão do tempo reserva para os próximos dias no sul do Brasil. O frio do inverno se foi para sempre? Bem, quem nos dá essa resposta é ronaldo coutinhoagrônomo e especialista nesta área.
“Tem uma frente fria agora avançando aqui pelo sul do Brasil e está no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Mas não é bem uma frente fria, é uma instabilidade que está agindo aqui. Quem sabe pegar a parte sul e sudoeste, Paraná hoje. Mas é uma área pequena, a maior parte da área de milho, praticamente nada. Aqui peguei o de hoje, é só de sábado a quarta, ou seja, praticamente só aqui no litoral, chove um pouco. Na área de Cascavel, quase não seca na maior parte do Paraná. Sábado, bom tempo. Sábado à noite ele até mete a tarde com alguma coisa, umas pancadas de chuva esporádicas, mas acho que domingo vai passar sem tempo bom, segunda-feira tempo bom, terça-feira tempo bom. Pode ter garoa ou garoa na grande Curitiba, na Serra do Mar, litoral e divisa com Santa Catarina”, detalha Coutinho.
Ainda bem que o frio do inverno, nos próximos dias ainda não deve voltar com muita força. Há previsão de pequenas geadas, mas nada que afete a agricultura por enquanto. As temperaturas mais baixas devem aparecer a partir da segunda quinzena de julho.
“A temperatura média está acima do normal, mas vai fazer frio. Pode haver geada aqui no domingo e especialmente segunda, terça e quarta, terça, quarta e quinta. Pode ter geadas pontuais sem muito problema para a agricultura. Mínimo 0 a 4 graus nos mínimos, 4 a 8 nos máximos. Manhãs frias em Cascavel, às vezes entre 7 e 10 na baixada, dez a 12 na alta, as tardes ficam entre 18 e 22 de máxima. Friozinho aqui em Curitiba, principalmente na segunda, terça e quarta. Não passa muito de 15, 17 graus. E no norte noroeste do estado é onde as máximas ficam entre 25 a 28 graus. Ao longo da semana, em média, está acima do normal. Está a indicar que assim se manterá, com temperaturas acima da média até dia 8 de julho. Nos dias 13, 14, uma massa de ar frio começa a entrar. Podemos ter um resfriado forte no final da primeira quinzena de julho, onde informaremos quando chegarmos na segunda, terça, quarta da semana que vem, já deve ter uma posição bem melhor”, explica.
E a chuva? Chegará nos próximos dias?
“De hoje até o dia 9, temos uma anomalia negativa em todo o Paraná, de 30 a 9 de julho, abaixo do normal. Quando chega de 9 a 14 de julho, o padrão muda novamente. A chuva volta para o Rio Grande Sul, Santa Catarina e sul do Paraná. Aqui fica mais normal. Então, a virada de chave está indicando que a partir do dia 8, 9 de abril, julho começa com tempo seco e quando chega ao final da primeira quinzena, a segunda quinzena já está mais úmida novamente”
(Débora Damasceno/Sou Agro)

