novas tecnologias serao decisivas na lucratividade das ILP

novas tecnologias serão decisivas na lucratividade das ILP

Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!

As soluções para a agricultura dentro do Sistema de Integração Pecuária (ILP), foram um dos destaques durante a 3ª Mostra Oeste Rural, em Pontes e Lacerda (MT). Os especialistas discutiram os avanços das novas tecnologias, a melhoria do acesso à informação e que os desafios devem ser encarados como oportunidades.

Para o economista e consultor Francisco Villa, é fundamental que a busca por informações e a atenção aos avanços tecnológicos tornem-se rotina. “Em geral, essa nova realidade implica que o produtor esteja informado sobre o que está acontecendo, usando as fontes que temos hoje na internet, em cooperativas e sindicatos”, aponta.

Apesar das novas tecnologias, o consultor destaca que ferramentas antigas como o diálogo e a interação entre os produtores são fundamentais.

Foto: reprodução

Patrocinadores

“Cada produtor tem sua própria realidade, mas é importante observar e entender que não é possível continuar fazendo o que vem sendo feito há séculos, pois isso inviabiliza a atividade. Quem acompanhar a evolução vai levar vantagem, quem não tiver interesse vai sumir do mercado”, defende o economista.

Produtividade pecuária no ILP

Para o médico zootecnista em produção animal (Unesp), Rogério Marchiori Coan, um dos grandes desafios é o aumento da produtividade. E principalmente na pecuária dentro do ILP, já que o setor vem sofrendo com a redução da margem de lucro. “A grande vantagem do ILP é que ele inverteu muito o processo produtivo da pecuária do passado para a pecuária do futuro”.

Coan destaca que grande parte das pastagens do Brasil está em degradação intermediária ou avançada. E que os criadores não têm capital para reverter esse processo.

Pecuária integrada à lavoura de soja

Foto: Carolina Lorencetti/Canal Rural

Patrocinadores

“Enquanto o pecuarista melhora essas pastagens, promovendo a rotação de culturas na fazenda, entre dois e cinco anos, ele passa a ter uma fazenda com alto potencial produtivo. Com isso, ele consegue triplicar o faturamento do seu projeto. Porque pode ter soja, milho e depois atividade de pastagem, três lavouras dentro da mesma área”, aponta.

Para o professor Gustavo Rezende Siqueira, doutor em zootecnia, rentabilidade e produtividade andam de mãos dadas. “O produtor precisa estar atento onde aumenta os investimentos e ver que sua fazenda é um negócio. Assim você pode se preparar e treinar, porque esse é um desafio constante”, explica.

Patrocinadores

Clique aquiparticipe da nossa comunidade de WhatsApp no ​​Canal Rural Mato Grosso e receba notícias em tempo real.

Canal Rural

Patrocinadores
Rolar para cima