Nestle Brasil Inovacao com IA e Blockchain

Nestlé Brasil: Inovação com IA e Blockchain

Barbara Sapunar fala sobre inovação e digitalização na Nestlé Brasil em 2024

A Jornada para a Inovação

A Nestlé Brasil tem dado passos significativos em inovação e digitalização nos últimos anos, mas, de acordo com a Diretora Executiva de Transformação Digital e ESG, Bárbara Sapunar, esta jornada está apenas começando.

Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!

Avanços de Inovação na Nestlé Brasil

Em 2023, a Nestlé deu um passo importante ao abrir um edital em parceria com o Senai. Este edital, no valor de R$6.25 milhões, busca impulsionar a inovação em alimentos e transformar o futuro do sistema alimentar.

O Papel da Inovação e ESG

O Impacto das Iniciativas Conjuntas

A conexão entre inovação e ESG tem resultado em projetos de real impacto positivo, como a parceria com a startup Food to Save, focada no combate ao desperdício de alimentos, e a chegada da plataforma Unleashed Purina que oferece soluções Pet Tech e Pet Care.

Desafios da Inovação Aberta

A inovação aberta dentro da Nestlé é um habilitador nas mais diferentes áreas. A interação entre cultura e tecnologia apresenta desafios significativos, pois exige a necessidade de alinhar tecnologias avançadas com os valores da organização.

Patrocinadores

Tecnologias Exploradas pela Nestlé

Nos últimos anos, a Nestlé vem explorando tecnologias como Inteligência Artificial, Realidade Aumentada, Robôs Autônomos e Sensores IoT, entre outras, com o objetivo de enfrentar as mudanças do mercado e explorar oportunidades de crescimento.

Inovação e Sustentabilidade em 2024

A Nestlé pretende continuar a conectar inovação e sustentabilidade, trabalhando para um futuro alimentar regenerativo, buscando cada vez mais eficiência em todas as etapas da cadeia alimentar. Esteja atento para mais novidades em 2024.

Este texto foi adaptado da Forbes.
Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Jornal Do Campo




Patrocinadores

Apesar de aparecer com frequência nos rankings de inovação aberta, a Nestlé Brasil não enxerga como consolidado seu processo de inovação e digitalização, pelo contrário, para Barbara Sapunar, Diretora Executiva de Transformação Digital e ESG, todas as iniciativas, até aqui, são apenas o começo de uma fase vital para o futuro da empresa.


Em dezembro, a Nestlé deu um passo importante neste sentido com a abertura do edital “inovação em alimentos: transformando o futuro do sistema alimentar”, em parceria com o Senai. O edital contempla o valor de R$6.25 milhões, sendo R$ 5 milhões da Nestlé e R$1,25 milhão do Senai.


Além do edital, nos últimos três anos, a companhia mapeou mais de 3.000 startups, conectou-se com mais de mil delas, desenvolveu quase 200 projetos pilotos e implementou 60 projetos em escala. “A importância de trazer o ecossistema de inovação para dentro da companhia está na necessidade de enfrentar desafios complexos, como o colapso climático evidenciado pela COP28, que aconteceu em Dubai. Esse contexto exige uma abordagem sistêmica, buscando soluções rápidas e escaláveis que, frequentemente, surgem de parcerias externas com percepções isentas e provocativas”, afirma Bárbara Sapunar.


Em entrevista, a executiva fala sobre desafios, oportunidades e tecnologias que estarão no mapa de inovação da empresa em 2024.


Patrocinadores

Forbes Brasil – Qual o balanço que você faz das iniciativas recentes de inovação da Nestlé Brasil?

Barbara Sapunar – O ano de 2023 foi fundamental para avançarmos no desenvolvimento e fortalecimento da área de Business Transformation, catalisadora das temáticas de ESG e inovação na Nestlé. Desenvolvemos projetos que materializaram essa relação de inovação, tendências e necessidades dos negócios, como o lançamento do primeiro livro de receitas produzido com a ajuda do ChatGPT; nossa campanha que resgatou os nostálgicos cards do chocolate Surpresa em forma de NFT para apoiar a ONG SOS Mata Atlântica; e a ferramenta Recomendador de Pedidos que, por meio de IA e dados, melhorou o modelo de distribuição de produtos para varejistas de todo o país.


FB – Como funciona essa conexão entre inovação e ESG?

Barbara – Essa visão integrada com foco em unir tecnologia e ESG, nos permitiu executar projetos de real impacto positivo. Firmamos uma parceria com a startup Food to Save com foco no combate ao desperdício de alimentos. Também rodamos dois projetos pilotos que tinham como desafios prioritários saneamento básico, tratamento de água e gestão da produção do cacau. Trouxemos para o Brasil a plataforma global de inovação Unleashed Purina, com foco em soluções de pet tech e pet care. Além disso, no CIT (Centro de Inovação e Tecnologia), conectado com startups e universidades de todo o Brasil, aceleramos pesquisas e desenvolvimento de inovações dentro do conceito de Connected Factory e de Indústria 4.0, além de fomentar um ecossistema com colaboração interna e externa nessa frente.


FB – Pode dar uma dimensão dos desafios presentes nessas iniciativas, principalmente na relação entre cultura e tecnologia?

Barbara – Nossas iniciativas buscam soluções para desafios que vão desde a eficiência das nossas operações, até oportunidades de novos modelos de negócios. A inovação aberta dentro da Nestlé é tratada como um habilitador nas mais diferentes áreas. Uma vez que identificamos o tema a ser trabalhado, buscamos parceiros com tecnologias viáveis, eficientes e escaláveis em curto espaço de tempo. Por isso, a conexão com o ecossistema de inovação é potente. Enfrentamos desafios significativos nas iniciativas de inovação, especialmente quando se trata da interação entre cultura e tecnologia. A complexidade dessa relação está na necessidade de alinhar os avanços tecnológicos com os valores e princípios fundamentais da nossa organização, ao mesmo tempo em que buscamos impactos positivos em aspectos ambientais, sociais e de governança.


FB – Falando em tecnologia, quais tipos você destacaria usadas pela área este ano?

Barbara – Ao longo dos últimos anos, as áreas de inovação e transformação digital da Nestlé vêm explorando tecnologias como: Inteligência Artificial, Sistemas de Visão Computacional, Robôs Autônomos, Sensores IoT, Realidade Aumentada, entre outros. Nosso principal objetivo é ser capaz de enfrentar as rápidas mudanças do mercado e explorar oportunidades de crescimento. A maior prova disso é o investimento recente que a companhia anunciou: R$6 bilhões entre 2023 e o final de 2025. Os recursos serão destinados principalmente para o crescimento nos negócios, novas tecnologias na indústria, expansão das unidades fabris, transformação do portfólio e avanço da agenda de sustentabilidade. Entre os projetos prioritários estão os aportes em transformação digital e indústria 4.0, com robôs e tecnologias que trazem maior eficiência e produtividade, além de adequações de infraestrutura para novas tecnologias.


Patrocinadores

FB – Pode dar alguns exemplos concretos de aplicação de tecnologia?

Barbara – Algumas tecnologias que gostaria de destacar, além das já mencionadas: Blockchain na Cadeia do Café: rastreabilidade dos produtos para que o consumidor possa, por meio de tecnologia, conhecer todo o caminho do café, da plantação até a prateleira, inclusive quem são as pessoas por trás de cada xícara de café. Inteligência Artificial como forma de prever ações e antecipar tomadas de decisão referente a clientes, parceiros e força de vendas. Um exemplo é o SISO (Sell In Sell Out) –ferramenta analítica que garante o relacionamento “ganha/ganha” por meio da transparência de ações e informações com nossos grandes clientes comerciais e o compartilhamento dos dados da cadeia de abastecimento. Robôs Autônomos e Colaborativos nas operações e, por fim, manufatura aditiva, onde utilizamos impressoras 3D internamente para imprimir peças de reposição que utilizamos em nossas linhas.


FB – Por fim, o que você espera para a área em 2024?

Barbara – Vamos continuar trabalhando em prol de um futuro alimentar regenerativo, conectando inovação e sustentabilidade. Seguimos com nossa visão ambidestra, na qual a inovação aberta se mantém a serviço das nossas operações, buscando sempre eficiência em todas as etapas da cadeia, além de enxergar essa modalidade como oportunidade de transformação de negócio – que é a proposta da nossa área. Os desafios para transformarmos o futuro alimentar são enormes. No campo, existem oportunidades em produções tão diferentes como cacau, café e leite para reduzir a pegada de carbono e introduzir tecnologias que tragam boas práticas agrícolas; Em energias renováveis, embora já tenhamos 100% de nossa energia elétrica proveniente de fontes renováveis, estamos sempre em busca de aprimorar este pilar.


As informações são da Forbes, adaptadas pela equipe MilkPoint. 


Regras de SEO para alcançar 100% nos testes

Por que a Nestlé Brasil ainda não considera consolidado seu processo de inovação e digitalização?

Mesmo aparecendo com frequência nos rankings de inovação aberta, a Nestlé Brasil ainda não considera consolidado seu processo de inovação e digitalização, de acordo com Barbara Sapunar, Diretora Executiva de Transformação Digital e ESG. Para ela, todas as iniciativas até o momento representam apenas o início de uma fase crucial para o futuro da empresa.

Patrocinadores

O edital “Inovação em Alimentos: transformando o futuro do sistema alimentar”

Em dezembro, a Nestlé deu um passo importante nessa direção com a abertura do edital “Inovação em Alimentos: transformando o futuro do sistema alimentar” em parceria com o Senai. O edital contempla o valor de R$6,25 milhões, sendo R$5 milhões da Nestlé e R$1,25 milhão do Senai.

Desafios, oportunidades e tecnologias no mapa de inovação da empresa em 2024

Em entrevista, Barbara Sapunar fala sobre desafios, oportunidades e tecnologias que estarão no mapa de inovação da empresa em 2024.

Conexão entre inovação e ESG

Essa visão integrada com foco em unir tecnologia e ESG permitiu que a Nestlé executasse projetos de real impacto positivo. A empresa firmou parceria com a startup Food to Save com foco no combate ao desperdício de alimentos e rodou dois projetos pilotos com foco em saneamento básico, tratamento de água e gestão da produção do cacau.

Desafios presentes nas iniciativas de inovação

A inovação aberta dentro da Nestlé é tratada como um habilitador nas mais diferentes áreas. Uma vez que identificam o tema a ser trabalhado, buscam parceiros com tecnologias viáveis, eficientes e escaláveis em curto espaço de tempo. Além disso, enfrentam desafios significativos, especialmente na interação entre cultura e tecnologia.

Patrocinadores

Expectativas para a área em 2024

Barbara Sapunar espera que a Nestlé continue trabalhando em prol de um futuro alimentar regenerativo, conectando inovação e sustentabilidade. Os desafios para transformar o futuro alimentar são enormes, e a empresa busca eficiência em todas as etapas da cadeia, além de enxergar essa modalidade como oportunidade de transformação de negócio. Esperam-se investimentos em transformação digital e indústria 4.0, com robôs e tecnologias que trazem maior eficiência e produtividade, entre outros.

1. Qual a importância da inovação e digitalização para empresas como a Nestlé Brasil?
Resposta: A inovação e digitalização são vitais para o futuro da empresa, trazendo benefícios como eficiência operacional, novos modelos de negócios e impacto positivo em aspectos ambientais, sociais e de governança.

2. Como a Nestlé tem se relacionado com o ecossistema de inovação?
Resposta: A Nestlé tem mapeado startups, desenvolvido projetos pilotos e implementado iniciativas em parceria com o ecossistema de inovação, visando soluções rápidas e escaláveis que frequentemente surgem de parcerias externas.

3. Quais os desafios na relação entre cultura e tecnologia enfrentados pela Nestlé Brasil?
Resposta: A empresa enfrenta desafios na necessidade de alinhar os avanços tecnológicos com os valores e princípios fundamentais da organização para buscar impactos positivos em aspectos ambientais, sociais e de governança.

Patrocinadores

4. Quais tecnologias têm sido exploradas pela Nestlé?
Resposta: A Nestlé vem explorando tecnologias como Inteligência Artificial, Sistemas de Visão Computacional, Robôs Autônomos, Sensores IoT, Realidade Aumentada, entre outros, visando enfrentar as rápidas mudanças do mercado e explorar oportunidades de crescimento.

5. O que se espera para a área de inovação da Nestlé Brasil em 2024?
Resposta: A empresa espera continuar trabalhando em prol de um futuro alimentar regenerativo, conectando inovação e sustentabilidade, buscando eficiência em todas as etapas da cadeia e enxergando essa modalidade como oportunidade de transformação de negócios.

FAQ sobre Inovação na Nestlé Brasil

Como a Nestlé Brasil encara o seu processo de inovação e digitalização?

A visão da diretora executiva

Quais foram as iniciativas recentes de inovação da Nestlé Brasil em 2023?

Os projetos que marcaram o ano

Qual é a conexão entre inovação e ESG na Nestlé Brasil?

Impacto positivo aliado à tecnologia

Quais são os desafios presentes na relação entre cultura e tecnologia na Nestlé Brasil?

Enfrentando desafios complexos no contexto de inovação

Quais tecnologias foram usadas pela Nestlé Brasil em 2023?

Investimento em transformação digital e indústria 4.0

Quais foram os principais exemplos de aplicação de tecnologia pela Nestlé Brasil em 2023?

Aplicações práticas e inovadoras

O que esperar para a área de inovação na Nestlé Brasil em 2024?

Visão ambidestra e desafios para transformar o futuro alimentar

Apesar de aparecer com frequência nos rankings de inovação aberta, a Nestlé Brasil não enxerga como consolidado seu processo de inovação e digitalização, pelo contrário, para Barbara Sapunar, Diretora Executiva de Transformação Digital e ESG, todas as iniciativas, até aqui, são apenas o começo de uma fase vital para o futuro da empresa.

Em dezembro, a Nestlé deu um passo importante neste sentido com a abertura do edital “inovação em alimentos: transformando o futuro do sistema alimentar”, em parceria com o Senai. O edital contempla o valor de R$6.25 milhões, sendo R$ 5 milhões da Nestlé e R$1,25 milhão do Senai.

Além do edital, nos últimos três anos, a companhia mapeou mais de 3.000 startups, conectou-se com mais de mil delas, desenvolveu quase 200 projetos pilotos e implementou 60 projetos em escala. “A importância de trazer o ecossistema de inovação para dentro da companhia está na necessidade de enfrentar desafios complexos, como o colapso climático evidenciado pela COP28, que aconteceu em Dubai. Esse contexto exige uma abordagem sistêmica, buscando soluções rápidas e escaláveis que, frequentemente, surgem de parcerias externas com percepções isentas e provocativas”, afirma Bárbara Sapunar.

Em entrevista, a executiva fala sobre desafios, oportunidades e tecnologias que estarão no mapa de inovação da empresa em 2024.

Forbes Brasil – Qual o balanço que você faz das iniciativas recentes de inovação da Nestlé Brasil?

Barbara Sapunar – O ano de 2023 foi fundamental para avançarmos no desenvolvimento e fortalecimento da área de Business Transformation, catalisadora das temáticas de ESG e inovação na Nestlé. Desenvolvemos projetos que materializaram essa relação de inovação, tendências e necessidades dos negócios, como o lançamento do primeiro livro de receitas produzido com a ajuda do ChatGPT; nossa campanha que resgatou os nostálgicos cards do chocolate Surpresa em forma de NFT para apoiar a ONG SOS Mata Atlântica; e a ferramenta Recomendador de Pedidos que, por meio de IA e dados, melhorou o modelo de distribuição de produtos para varejistas de todo o país.

FB – Como funciona essa conexão entre inovação e ESG?

Barbara – Essa visão integrada com foco em unir tecnologia e ESG, nos permitiu executar projetos de real impacto positivo. Firmamos uma parceria com a startup Food to Save com foco no combate ao desperdício de alimentos. Também rodamos dois projetos pilotos que tinham como desafios prioritários saneamento básico, tratamento de água e gestão da produção do cacau. Trouxemos para o Brasil a plataforma global de inovação Unleashed Purina, com foco em soluções de pet tech e pet care. Além disso, no CIT (Centro de Inovação e Tecnologia), conectado com startups e universidades de todo o Brasil, aceleramos pesquisas e desenvolvimento de inovações dentro do conceito de Connected Factory e de Indústria 4.0, além de fomentar um ecossistema com colaboração interna e externa nessa frente.

FB – Pode dar uma dimensão dos desafios presentes nessas iniciativas, principalmente na relação entre cultura e tecnologia?

Barbara – Nossas iniciativas buscam soluções para desafios que vão desde a eficiência das nossas operações, até oportunidades de novos modelos de negócios. A inovação aberta dentro da Nestlé é tratada como um habilitador nas mais diferentes áreas. Uma vez que identificamos o tema a ser trabalhado, buscamos parceiros com tecnologias viáveis, eficientes e escaláveis em curto espaço de tempo. Por isso, a conexão com o ecossistema de inovação é potente. Enfrentamos desafios significativos nas iniciativas de inovação, especialmente quando se trata da interação entre cultura e tecnologia. A complexidade dessa relação está na necessidade de alinhar os avanços tecnológicos com os valores e princípios fundamentais da nossa organização, ao mesmo tempo em que buscamos impactos positivos em aspectos ambientais, sociais e de governança.

FB – Falando em tecnologia, quais tipos você destacaria usadas pela área este ano?

Barbara – Ao longo dos últimos anos, as áreas de inovação e transformação digital da Nestlé vêm explorando tecnologias como: Inteligência Artificial, Sistemas de Visão Computacional, Robôs Autônomos, Sensores IoT, Realidade Aumentada, entre outros. Nosso principal objetivo é ser capaz de enfrentar as rápidas mudanças do mercado e explorar oportunidades de crescimento. A maior prova disso é o investimento recente que a companhia anunciou: R$6 bilhões entre 2023 e o final de 2025. Os recursos serão destinados principalmente para o crescimento nos negócios, novas tecnologias na indústria, expansão das unidades fabris, transformação do portfólio e avanço da agenda de sustentabilidade. Entre os projetos prioritários estão os aportes em transformação digital e indústria 4.0, com robôs e tecnologias que trazem maior eficiência e produtividade, além de adequações de infraestrutura para novas tecnologias.

FB – Pode dar alguns exemplos concretos de aplicação de tecnologia?

Barbara – Algumas tecnologias que gostaria de destacar, além das já mencionadas: Blockchain na Cadeia do Café: rastreabilidade dos produtos para que o consumidor possa, por meio de tecnologia, conhecer todo o caminho do café, da plantação até a prateleira, inclusive quem são as pessoas por trás de cada xícara de café. Inteligência Artificial como forma de prever ações e antecipar tomadas de decisão referente a clientes, parceiros e força de vendas. Um exemplo é o SISO (Sell In Sell Out) –ferramenta analítica que garante o relacionamento “ganha/ganha” por meio da transparência de ações e informações com nossos grandes clientes comerciais e o compartilhamento dos dados da cadeia de abastecimento. Robôs Autônomos e Colaborativos nas operações e, por fim, manufatura aditiva, onde utilizamos impressoras 3D internamente para imprimir peças de reposição que utilizamos em nossas linhas.

FB – Por fim, o que você espera para a área em 2024?

Barbara – Vamos continuar trabalhando em prol de um futuro alimentar regenerativo, conectando inovação e sustentabilidade. Seguimos com nossa visão ambidestra, na qual a inovação aberta se mantém a serviço das nossas operações, buscando sempre eficiência em todas as etapas da cadeia, além de enxergar essa modalidade como oportunidade de transformação de negócio – que é a proposta da nossa área. Os desafios para transformarmos o futuro alimentar são enormes. No campo, existem oportunidades em produções tão diferentes como cacau, café e leite para reduzir a pegada de carbono e introduzir tecnologias que tragam boas práticas agrícolas; Em energias renováveis, embora já tenhamos 100% de nossa energia elétrica proveniente de fontes renováveis, estamos sempre em busca de aprimorar este pilar.

As informações são da Forbes, adaptadas pela equipe MilkPoint.

Verifique a Fonte Aqui

Patrocinadores
Rolar para cima