Missão empresarial anuncia 21 acordos com parceiros chineses • Portal DBO

Missão empresarial anuncia 21 acordos com parceiros chineses • Portal DBO

Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!

A missão empresarial brasileira que continuou em Pequim mesmo após o cancelamento da visita de Estado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou nesta quarta-feira, 29, 21 acordos, memorandos ou assinaturas de parcerias com empresas chinesas.

A lista vai de apoio a startups até construção de navios e investimentos fora dos países, além de pesquisa e desenvolvimento. Também inclui aderir ao sistema de pagamentos interbancários da China para que produtos e investimentos possam ser trocados em moeda local – ou seja, sem a necessidade de comprar dólares.

VEJA TAMBÉM | Dados das exportações de carne bovina brasileira ainda carregam efeito negativo da saída da China

Os acordos foram anunciados durante um seminário empresarial organizado pelos governos do Brasil e da China, que se tornou a pauta mais importante da delegação brasileira após o anúncio de que Lula não poderia viajar a Pequim nesta semana devido a pneumonia e gripe A.

Somente para a Vale, foram anunciados sete acordos com parceiros chineses, incluindo intercâmbio técnico e pesquisa científica em siderurgia de baixo carbono com universidades chinesas e o desenvolvimento com a XCMG, no setor de bens de capital, de motoniveladoras com emissão zero.

A lista enviada pela mineradora também prevê acordos para aplicação de biocarvão, a fim de reduzir o impacto ambiental da produção de aço, além de linhas de crédito com bancos chineses para grandes projetos ao redor do mundo e um acordo de investimentos, juntamente com Baowu e Xinhai, na construção de uma planta de processamento de níquel na Indonésia.

A Suzano assinou três acordos com parceiros chineses, o primeiro com a Cosco para a construção de 17 navios para o transporte de celulose e produtos de base biológica. Também foi assinado um memorando de entendimento com a China Paper Company, visando a cooperação em materiais biológicos e à base de carbono, além de investimentos e pesquisa e desenvolvimento. O terceiro anúncio da Suzano é o centro de inovação inaugurado na semana passada em Xangai.

Veja abaixo os demais acordos anunciados pela missão brasileira no penúltimo dia da pauta em Pequim. Nesta quinta-feira, dia 30, os empresários ainda realizam visitas técnicas às sedes de empresas chinesas.

– A Comexport firmou contrato com a Furui para comercialização dos produtos e soluções da empresa no mercado brasileiro.

– A Motrice Soluções em Energia e a China Gansu International Corporation for Economic and Technical Cooperation (CGICO) assinaram um memorando na área das energias renováveis, com foco na importação e execução de serviços e investimentos.

– Sinomec e Sete Partners firmaram parceria nas áreas de energia renovável, agricultura e outros setores.

– A empresa brasileira BMV global firmou dois acordos com empresas chinesas para a comercialização de créditos de biodiversidade.

– Apex e Venture Cup China formalizaram parceria para apoiar startups brasileiras que desenvolvem negócios na China. Eles também organizarão em conjunto uma semana de inovação, que terá como foco soluções para economia de baixo carbono, sustentabilidade aplicada ao agronegócio e digitalização.

– O banco Bocom BBM anunciou sua adesão ao sistema de pagamentos interbancários da China (CIPS), com o objetivo de permitir o câmbio direto entre reais e renminbi. O banco será o primeiro participante direto desse sistema na América do Sul.

– A filial brasileira do Banco Industrial e Comercial da China passa a atuar como clearing bank de renminbi no Brasil. O uso da moeda chinesa visa facilitar o comércio e o investimento entre os países.

– Odebrecht Engenharia e Construção, Power China e Sete Partners firmaram parceria para soluções conjuntas para projetos de infraestrutura no Brasil.

– Sete Partners e Tianjing Food Group firmaram parceria para criar uma empresa binacional, com o objetivo de ampliar os investimentos na cadeia agrícola brasileira em diversas áreas, inclusive logística.

– Apex e Beijing Hycore Innovation assinaram um instrumento de cooperação com o objetivo de apoiar startups brasileiras a estabelecer negócios com a China.

VEJA TAMBÉM | Em nota, FPA lamenta posicionamento do presidente da Apex

Portal DBO