O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, falará nesta segunda-feira (8) no AIM for Climate Summit, no JW Marriott, em Washington, DC. Durante o evento, que vai até quarta-feira (10), Favaro defenderá as ações socioambientais desenvolvidas pelo agronegócio brasileiro e a ampliação das medidas voltadas para a agricultura de baixo carbono. Na terça-feira (9), à tarde, está marcada uma reunião com o secretário de Agricultura dos Estados Unidos, Tom Vilsack.
A Cimeira, apoiada pela Foundation for Food & Agriculture Research (FFAR), visa reunir parceiros para aumentar e acelerar o investimento e o apoio à agricultura e à inovação dos sistemas alimentares para a ação climática.
A cúpula é um evento global que fornecerá uma plataforma revolucionária para os parceiros do AIM for Climate aumentarem a ambição e ampliarem seu trabalho na agricultura inteligente para o clima e na inovação dos sistemas alimentares.
Este evento reunirá formuladores de políticas, líderes da indústria, produtores, grupos da sociedade civil e cientistas e pesquisadores de todo o mundo para impulsionar uma ação climática rápida e transformadora.
Também na segunda-feira, o ministro se reunirá novamente com o assessor especial dos Estados Unidos para o Clima, John Kerry, que esteve na sede do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), em Brasília, em março.
Na terça-feira (9), está marcada uma reunião com o vice-ministro da Agricultura, Meio Ambiente e Qualidade Alimentar da Holanda, Jan-Kees de Goet. Em seguida, Fávaro tem um encontro com o ministro da Agricultura da Dinamarca, Jacob Jansen. Em seguida, a agenda de Fávaro prevê uma audiência com o secretário Tom Vilsack.
Princípios da Cúpula
A Cimeira visa promover os seguintes princípios:
*Promover e possibilitar a cocriação e parceria de várias partes interessadas por meio de diálogo participativo, ativações experimentais e interações com o público do Summit.
*Garantir que as pessoas se sintam ouvidas levantando todas as vozes, compartilhando histórias autênticas e apoiando a ação coletiva, incluindo gênero, juventude, representação indígena e regional.
*Transmita uma mensagem de resiliência e esperança para o futuro, mostrando as tremendas possibilidades do século 21 ao lado de tópicos provocativos oportunos de importância local e global com uma abordagem baseada em soluções.
*Fornecer uma plataforma para destacar as contribuições dos parceiros para as metas e objetivos do AIM for Climate, mostrar as prioridades nacionais e internacionais para inovação em sistemas alimentares e agricultura inteligente para o clima e promover novas parcerias para esses objetivos.
Da redação, com Mapa
