O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, voltou à China nesta terça-feira (11), na comitiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que faz sua terceira visita oficial ao país, principal parceiro comercial do Brasil. Fávaro estava acompanhado do secretário de Comércio e Relações Internacionais, Roberto Perosa.
A agenda da comitiva brasileira começa na quinta-feira (13), em Xangai, com a cerimônia de posse da ex-presidente Dilma Rousseff no Novo Banco de Desenvolvimento, destinado a promover o bloco Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul (Bricis). Em seguida, a delegação seguirá para Pequim, onde o presidente Lula terá encontros oficiais com o presidente da Assembleia Popular Nacional, Zhao Leji; O primeiro-ministro Li Qiang e o presidente Xi Jinping, momento em que se espera a assinatura de cerca de 20 acordos bilaterais. O agronegócio deve se beneficiar da certificação digital e de outros acordos.
Durante a missão do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) à China, de 22 a 30 de março, foram retomadas as exportações de carne bovina brasileira e iniciadas as negociações para a liberação de novos produtos a serem vendidos ao mercado chinês, além de parcerias na área de cooperação técnico-científica.
No sábado (15), a delegação brasileira fará visita oficial à capital dos Emirados Árabes Unidos, Abu Dhabi.
