Safra recorde e estimada em 2714 milhoes de toneladas

Milho é o propulsor do Agro com 114,7 milhões de toneladas

Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!
@pimentinha_gustavo

Segundo grão mais cultivado e exportado, perdendo apenas para soja, milho é a maior safra agrícola do mundoatingindo mais de 1 bilhão de toneladas produzidas por ano!

O cultivo de milho está conectado a historia do brasil e possui tradição desde a descoberta com pratos indígenas como curau, mingau, pipoca e pamonha. Nosubsistência humana era basicamente o principal motivo do cultivo, porém ganhou força e importância, tornando-se o principal insumo para a criação de aves e suínosalém de, ao longo das décadas, tornar-se estratégia de segurança alimentar.

Importante em diversas cadeias produtivas, milho é a maior cultura agrícola do mundo tornando-se produção primária de carneque serviu de incentivo para a produção de cereais se tornar a única cultura agrícola do mundo que ultrapassou a marca de 1 bilhão de toneladas colhidas por ano. Em 2019/2020 o recorde alcançado foi de 1,11 bilhão de toneladas.

a produção tem aumentou a cada ano e registrou nos últimos anos o aumento da produção e da produtividade. Os principais fatores que contribuíram para esse aumento foram a manejo integrado do solo; controle de pragas, doenças e plantas daninhas, por meio da adoção de sistemas de produção conservacionistas, sem revolvimento do solo e mantendo no solo a palha das safras anteriores; o desenvolvimento de novas cultivares adaptadas a diferentes regiões produtores de milho do mundo.

O valor de exportação

Só superado pelos EUAO Brasil já é o segundo maior exportador milho mundial. Reconhecida pela qualidade de seu produto e por seguro em períodos de entressafra dos EUA para vários países. Os principais países que importam a produção brasileira de milho são Vietnã, Irã, Coreia do Sul, Japão, Taiwan, Egito e Malásia.

Patrocinadores

Cadeia produtiva

O Brasil tem demonstrado grande interesse em longos períodos de produtividade e precisará alavancar com sabedoria e estratégia de negociação jeitos de agregar valor às commodities agrícolas se você deseja agregar valor na cadeia do milho, enfatizando o interesse e o empreendedorismo, além de mercado e inovação.

A complexidade de produçãouma logística de armazenagem e fluxo para o mercado além da infraestrutura demonstra a complexidade da cadeia do milho. Um negócio tipicamente bioeconômico, interesse público e privado envolve bioenergia, bioalimentos de origem vegetal e proteína animal, bioprocessos, biomoléculas, bioprodutos, biomateriais, além da diversidade de usos tanto para o homem quanto para a indústria.

29aec1fa7a404f5bf0eaee9798a8c10e
Foto: Divulgação

A produção de milho no Brasiladicionado à produção de soja, contribui para cerca de 80% da produção de grãos. Sua produção é voltada para o abastecimento interno, embora sua exportação tenha ocorrido recentemente em quantidades expressivas e contribuindo para um maior apoio à preços internos.

O O milho evoluiu como uma cultura comercial mostrando, nas últimas décadas, taxas de crescimento da produção de 3,0% ao ano e área cultivada de 0,4% ao ano.

Patrocinadores

operação de colheita e os números

A cultura do milho foi levada para o Cerrado junto com a expansão da soja. Inicialmente era usado apenas como prática de rotação de culturas aumentar a palha para solo fraco do bioma e também para quebrar o ciclo de pragas e doenças.

Segundo relatos de vários produtores, a uso da rotação em áreas que cultivavam milho/soja nos três anos seguintes mostrou ganho de produtividade de três a cinco sacas de sojaem comparação com áreas que não realizavam essa prática. Além do crescimento de aproximadamente 20% da área plantada com milho. O fato de que entre os produtores mundiais de milho, apenas Brasil e Argentina devem aumentar a produção na safra 2022/23.

A produção total de milho no Brasil na safra 2022/23 deve atingir 125,5 milhões de toneladass, 9,4% acima das 114,7 milhões de toneladas produzidas na safra 2021/22, segundo estimativas divulgadas pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), No evento “Perspectivas para a Agricultura – Safra 2022/23”.

A área total plantada deve somar 22,1 milhões de hectares, um aumento de 25% em relação aos 21,6 milhões de hectares cultivados na safra anterior. A produtividade média deve chegar a 5.672 toneladas por hectare, 6,2% acima das 5.338 t/ha contabilizadas no ciclo 2021/22de acordo com a Conab.

Patrocinadores
soja e milho
Foto: Divulgação

Conab estima preço médio do milho em Mato Grosso em 2023 de R$ 67,27/sacopraticamente estável em relação ao preço médio de 2022, de R$ 67,94, mas com leve queda na margem de lucro líquido sobre o custo operacional, de 9% para 7%.

Colheita, entressafra e entressafra

A dupla plantio direto milho-soja acaba confundindo na hora de diferenciar as épocas de plantio para o que se refere à produtividade esperada. Geralmente o produtor investe no Safra devido ao seu potencial produtivo e retorno financeiro que este período apresenta, por ser mais longo.

seguido pela colheita a safrinhaisso acontece depois da colheitarecebe o nome do menor período de produtividade que geralmente é menor, o condições de baixo padrão de luminosidade, riscos de dias secos, períodos chuvosos, com dias de muito sol e calor.

importancia milho segunda safra 1
Foto: Divulgação

já o fora de temporada, intervalo entre o final e o início da colheita das principais culturas da próxima colheita é para colocar a fazenda em ordem e também se preparar para a próxima colheita. Resumidamente, a colheita é a primeira colheita; safrinha, a segunda. A entressafra é entre o final da última safra (segunda safra, por exemplo) e o início da próxima safra.

Patrocinadores

Porque importância da cadeia produtiva do milho, a safrinha não está mais apoiando no cenário nacional e tornou-se semelhante ao vintageporém a produção e a área plantada são muito maiores.

retiro nos Estados Unidos

A Produção de milho deve cair 383,9 milhões de toneladas para 367,3 milhões de toneladas na safra 2022/23, nos Estados Unidoso que representa uma queda de 4,3% se os dados forem confirmados. Na China a produção esperada, no mesmo período, deve cair apenas 0,4% e totalizar 271,0 milhões de toneladasenquanto em UE a queda esperada é de 3,2%, consolidando um total de 68,3 milhões de toneladas.

O destaque negativo infelizmente será com a Ucrânia que apresentará redução de 53,1% em relação à safra 2021/22, quando a produção foi recorde e totalizou 42,1 milhões de toneladas. A projeção atual para 2022/23 no país é de que a produção atinja cerca de 19,5 milhões de toneladas. O cenário continua positivo no Brasile com projeção de valores de registro para a safra 2022/23 e o produção subindo 8,6% em relação a 2021/22 e totalizando 126,0 milhões de toneladas.

exportação de milho
Foto: Divulgação

De acordo com o relatório divulgado pelo Ministério da Economia, por meio da Secretaria de Comércio Exterior (secex), o Brasil exportou 5.092.994,5 toneladas de milho não moído (exceto milho doce) até o momento em outubro. O volume acumulado nestes primeiros 14 dias úteis do mês já supera em 183,4% o total de 1.797.038,3 toneladas que foram exportadas ao longo do mês de outubro de 2021.

Patrocinadores

Em relação ao mesmo período do ano passado, a média diária de remessas ficou em 363.785,3 toneladas, um aumento de 304,9%.

Edital de coleta de dados da Conab

A Conab anunciou que nesta segunda-feira (24) terá início o coleta de dados para compor o 2º Levantamento da Colheita de Grãos 2022/23. Os técnicos já estão visitando o campo nos seguintes estados: Amazonas, Bahia, Distrito Federal, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, São Paulo e Tocantins. O levantamento será feito remotamente nos demais estados produtores de grãos onde o cultivo está ocorrendo atualmente.

Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento, além da monitoramento contínuo dos índices climáticos e de vegetação por meio de máscaras de cultivoacompanhar a colheita deste mês permitirá uma visão detalhada do andamento da semeadura de lavouras de primeira safra, especialmente na região Centro-Sul do Brasil. No momento, as saídas de campo também têm a objetivo de acompanhar a fase final da terceira safra e de inverno.

Em nota, também anunciou que até 15 de outubro, de acordo com o Crop Progress divulgadoa semeadura da soja atingiu 21,5% da área estimada para este ciclo. O milho primeira safra teve quase 31% da área semeada. Enquanto isso, a colheita do trigo começou no Rio Grande do Sul, aumentando a área colhida para o cereal no país para mais de 30%. Os trabalhos seguem até 28 de outubro. O 2º Levantamento de Colheita de Grãos 2022/23 será divulgado no dia 9 de novembropelo canal de Conab no YouTube. O estudo será disponibilizado na íntegra no site da Conab.

Patrocinadores

🚀 Quer ficar dentro agronegócio brasileiro e receba as principais novidades do setor em primeira mão? ✅ 👉🏽 Para isso, basta juntar-se ao nosso grupo de WhatsApp (clique aqui) ou Telegrama (clique aqui). 🚜🌱

Todo o conteúdo audiovisual do CompreRural é protegido pela lei brasileira de direitos autorais, sendo permitida a reprodução desde que citada a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com



Source link

Patrocinadores
Rolar para cima