No mercado de café, ritmo de negócios segue lento para o Arábica, já intenso para o Robusta
As taxas de juros dos financiamentos do Funcafé serão definidas junto com as medidas do Plano Safra 2023/2024 a serem anunciadas nos próximos dias. O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) definiu a destinação dos recursos orçamentários ao Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (Funcafé). O valor total de R$ 6,37 bilhões de financiamento ao setor cafeeiro para a safra 2023/2024 foi aprovado pelo Conselho Monetário Nacional.
As negociações envolvendo o café arábica no mercado spot nacional vêm ocorrendo de forma muito lenta. Segundo levantamento do Cepea, com o andamento da safra 2023/24, alguns fechamentos até são realizados, mas ainda de forma muito pontual.
Para o Robusta, por outro lado, a demanda pela variedade tem sido intensa e as negociações têm ocorrido de forma mais acirrada – porém, incertezas quanto ao tamanho da safra impedem a comercialização de um volume ainda maior.
Na análise anterior, “Os agentes consultados indicam que a qualidade dos cafés que alcançaram as classificações é alta. Quanto ao volume produzido, ainda não há um consenso geral sobre o tamanho da safra, mas muitos esperam uma recuperação na safra, após a quebra registrada na safra 2022/23”.
Veja as tabelas indicativas abaixo:
Por Daniele Balieiro com informações de cepea
AGRONEWS® é informação para quem produz
