Pular para o conteúdo

Mercado do Bezerro – Segue 2 semanas de quedas

Mercado do Bezerro – Segue 2 semanas de quedas

Mercado do Bezerro - Segue 2 semanas de quedas

Mercado do Bezerro

Segue 2 semanas de quedas

Puxadas principalmente pelo maior volume de bezerros desmamados ao mercado

Mercado do Bezerro – Segue 2 semanas de quedas

Nesta semana, o mercado de reposição de gado voltou a registrar reajustes negativos de preços, informaram analistas da IHS Markit e Scot Consultoria nesta sexta-feira, 13 de maio.

“Mais uma vez, a fraca liquidez dos negócios deu lugar à pressão descendente”, dizem os consultores da IHS.

Além da menor demanda, aumentou a oferta de animais disponíveis para venda, principalmente bezerros, relata o consultor.

Nesse contexto, há também o fato de haver também muitos animais descartados devido ao período de vacinação contra a febre aftosa e o avanço do clima mais seco do ano, acrescenta o IHS.

“Com o volume de chuvas diminuindo e as temperaturas começando a cair, a entressafra aos poucos vai tomando forma”, diz a zootecnista Thayná Drugowick, analista da Scot Consultoria.

portaldbo reposicao1 1 11zon 1

Com isso, continua, a perda do poder de barganha dos pecuaristas, somada à flexibilização do mercado de gado vivo, pressionou os preços de reposição por mais uma semana.

Na média de preços de todas as categorias de machos, fêmeas nos Estados pesquisados pela Scot Consultoria, o recuo foi de 0,7% no comparativo semanal.

Na semana passada, os declínios foram impulsionados pelas fêmeas, que caíram 1,1% em média em todas as categorias e estados, relata Scot. Destacam-se o ano e a novilha à desmama, com decréscimos de 1,7% e 1,3%, respectivamente, em relação à semana anterior.

Do lado dos machos, na mesma comparação, a queda foi tímida, de apenas 0,3%.

Por outro lado, a disparidade entre os preços do gado vivo e das novilhas tem favorecido a relação de troca dessas categorias, ressalta Thayná.

Com base nas praças do Tocantins, na região Norte, de janeiro a maio (dados parciais), considerando a média de todas as categorias de machos do estado, os preços caíram 12,1%, aponta Scot.

Por outro lado, o valor do boi gordo caiu 5% na mesma base de comparação.

“Com isso, o poder de compra do criador/invernista presente no Tocantins melhorou 8,2% no período”, relata o analista escocês.

De acordo com a IHS Markit, na região Centro-Oeste, as quedas nos preços de reposição durante a semana foram quase generalizadas entre os principais mercados de gado.

A baixa procura dos reencenadores ou invernantes fez com que os preços caíssem em relação à semana passada, diz o consultor.

No Sudeste, os preços também foram mais fracos, principalmente no interior de São Paulo e em Minas Gerais.

Nos dois estados, a estiagem prolongada vem desestimulando a busca por gado magro, abrindo espaço para quedas, justifica o IHS.

Na região Norte, a liquidez avança de forma rítmica.

Nas praças do Tocantins, informa o IHS, algumas fazendas que realizam ILP (Integração Lavoura-Pecuária) passaram a participar mais ativamente na compra de animais de reposição, mas buscaram pechinchar preços e prazos de pagamento mais longos, informa o IHS.

VEJA TAMBÉM 

Preços médios de machos e fêmeas atingem diferença recorde em São Paulo

Nos mercados do Pará e Rondônia, agentes locais informaram que a intenção de confinar os animais está abaixo do ano passado, mesmo diante das sucessivas quedas nos preços de reposição.

Na região Sul, os preços dos animais de reposição caíram novamente no Paraná, devido à fraca demanda, informa o IHS.

Para o curto prazo, o cenário no mercado de reposição é de preços mais frouxos, impulsionados principalmente pelo maior volume de bezerros desmamados que chegarão ao mercado nas próximas semanas, prevê a Scot Consulting.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Patrocinadores