Membros do Parlamento Europeu (MEP) votaram hoje (terça-feira, 27 de junho) para que os produtos farmacêuticos sejam adicionados à lista de poluentes da União Européia (UE) pela primeira vez para “parar” a poluição da água.
Os eurodeputados do Comitê de Meio Ambiente, Saúde Pública e Segurança Alimentar (ENVI) do Parlamento Europeu votaram a favor de medidas para reduzir a poluição das águas subterrâneas e melhorar os padrões de qualidade da água.
Eles também propuseram que uma “lista de observação” seja estabelecida para substâncias que representam um risco significativo para a saúde humana e o meio ambiente.
O Comitê de Meio Ambiente deseja que várias substâncias sejam adicionadas à nova lista de observação “assim que métodos de monitoramento adequados forem identificados”.
Isso inclui microplásticos, microrganismos resistentes a antimicrobianos e genes de resistência antimicrobiana selecionados, bem como possivelmente sulfatos e xantatos.
Os deputados também pediram que os ‘valores-limite’ para as águas subterrâneas sejam 10 vezes menores do que para as águas superficiais.
Eles também pediram padrões mais rígidos para glifosato, bisfenol (bisfenol total), atrazina, produtos farmacêuticos e metabólitos não relevantes de pesticidas.
Sara Johansson, Diretora de Política Sênior para Prevenção da Poluição da Água no Escritório Europeu do Meio Ambiente, disse: “O estado químico das águas da Europa está longe de ser bom, mas a verdadeira escala da poluição da água é subestimada.
“Os eurodeputados do comitê ENVI enviaram hoje uma forte mensagem de que os esforços de monitoramento, redução e relatórios devem ser intensificados. Agora estamos esperando que o conselho avance em sua opinião.”
Após a votação de hoje, todos os eurodeputados se pronunciarão sobre as substâncias prioritárias atualizadas e os poluentes das águas subterrâneas em votação plenária no Parlamento Europeu.
O European Environment Bureau (EEB), Pesticide Action Network (PAN) Europe, Surfrider e Health Care Without Harm (HCWH) estão pedindo aos membros do parlamento que apoiem a posição tomada pelo comitê ENVI.
Manon Rouby, Diretor de Políticas ou Conselheiro Jurídico da PAN Europe, disse: “Nossas águas subterrâneas são muito vulneráveis e são lenta mas constantemente contaminadas com pesticidas e outros produtos químicos nocivos.
“Portanto, saudamos o reconhecimento do Comitê ENVI do Parlamento Europeu de que o princípio da precaução deve ser implementado aqui.”
