MEPs vote to ‘better protect’ ground water from pollutants

MEPs vote to ‘better protect’ ground water from pollutants

Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!

Membros do Parlamento Europeu (MEP) votaram hoje (terça-feira, 27 de junho) para que os produtos farmacêuticos sejam adicionados à lista de poluentes da União Européia (UE) pela primeira vez para “parar” a poluição da água.

Os eurodeputados do Comitê de Meio Ambiente, Saúde Pública e Segurança Alimentar (ENVI) do Parlamento Europeu votaram a favor de medidas para reduzir a poluição das águas subterrâneas e melhorar os padrões de qualidade da água.

Eles também propuseram que uma “lista de observação” seja estabelecida para substâncias que representam um risco significativo para a saúde humana e o meio ambiente.

O Comitê de Meio Ambiente deseja que várias substâncias sejam adicionadas à nova lista de observação “assim que métodos de monitoramento adequados forem identificados”.

Isso inclui microplásticos, microrganismos resistentes a antimicrobianos e genes de resistência antimicrobiana selecionados, bem como possivelmente sulfatos e xantatos.

Os deputados também pediram que os ‘valores-limite’ para as águas subterrâneas sejam 10 vezes menores do que para as águas superficiais.

Eles também pediram padrões mais rígidos para glifosato, bisfenol (bisfenol total), atrazina, produtos farmacêuticos e metabólitos não relevantes de pesticidas.

Sara Johansson, Diretora de Política Sênior para Prevenção da Poluição da Água no Escritório Europeu do Meio Ambiente, disse: “O estado químico das águas da Europa está longe de ser bom, mas a verdadeira escala da poluição da água é subestimada.

“Os eurodeputados do comitê ENVI enviaram hoje uma forte mensagem de que os esforços de monitoramento, redução e relatórios devem ser intensificados. Agora estamos esperando que o conselho avance em sua opinião.”

Após a votação de hoje, todos os eurodeputados se pronunciarão sobre as substâncias prioritárias atualizadas e os poluentes das águas subterrâneas em votação plenária no Parlamento Europeu.

O European Environment Bureau (EEB), Pesticide Action Network (PAN) Europe, Surfrider e Health Care Without Harm (HCWH) estão pedindo aos membros do parlamento que apoiem a posição tomada pelo comitê ENVI.

Manon Rouby, Diretor de Políticas ou Conselheiro Jurídico da PAN Europe, disse: “Nossas águas subterrâneas são muito vulneráveis ​​e são lenta mas constantemente contaminadas com pesticidas e outros produtos químicos nocivos.

“Portanto, saudamos o reconhecimento do Comitê ENVI do Parlamento Europeu de que o princípio da precaução deve ser implementado aqui.”

Fonte