Na primeira semana de abril/23, as exportações de carne bovina in natura ficou em 22,59 mil toneladas – média de 5,65 mil toneladas/dia, o que representa um aumento de 66,5% sobre a média diária da última semana de março/23, mas 31,1% abaixo da média diária registrada em todo mês de abril/22, informa Analistas da Agrifatto, com base em dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex).
Na avaliação da consultoria, o resultado parcial do mês ainda é reflexo do embargo chinês, iniciado em 22 de fevereiro e encerrado em 23 de março de 2023.
“Embora os embarques (para o país asiático) já tenham sido autorizados, ainda demoram para que sejam realizados novamente e, assim, contabilizados pela Secex”justifica Agrifatto.
Considerando a mesma base de comparação (1ª semana de abril/23), o faturamento médio diário chegou a US$ 25,68 milhões, uma queda de 50,1% em relação ao faturamento médio diário registrado ao longo de abril/22, informa a consultoria, também com base em dados oficiais do governo brasileiro.
