Mapa confirma nomes dos seus cinco novos secretários

Mapa confirma nomes dos seus cinco novos secretários

Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!
Wilson Vaz Araújo vai comandar a Secretaria de Política Agrícola na gestão do ministro Carlos Fávaro – Foto: Divulgação

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) anunciou os cinco nomes que comandarão as secretárias da pasta, informa o Broadcsst.  Carlos Goulart assumirá a Secretaria de Defesa Agropecuária; Wilson Vaz de Araújo, a Secretaria de Política Agrícola; Irajá Lacerda, a Secretaria Executiva; Renata Miranda, a Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação, Cooperativismo; e Roberto Perosa, a Secretaria de Comércio e Relações Internacionais.

Goulart, até então diretor do Departamento de Sanidade Vegetal e Insumos Agrícolas do ministério, é auditor fiscal federal, servidor de carreira especializado em defesa e certificação fitossanitária. “Era um dos nomes favoritos pelo setor produtivo para o posto, considerado um dos mais estratégicas da pasta. Goulart havia sido nomeado adido agrícola na China, cargo que assumiria nas próximas semanas”, diz o Broadcast.

Araújo é ex-secretário adjunto da Secretaria de Política Agrícola. É servidor de carreira do ministério, tendo já ocupado também os postos de secretário interino de Política Agrícola e de diretor do Departamento de Política de Financiamento ao Setor Agropecuário. Ele retorna ao comando da pasta responsável pela estruturação do Plano Safra e do Seguro Rural.

Perosa é empresário do setor sucroenergético paulista. Atualmente, ele é CEO da Organização das Associações dos Produtores de Cana do Brasil (Orplana). Seu nome foi indicação do vice-presidente Geraldo Alckmin.

Renata Miranda atualmente é chefe de Gabinete da Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Rural e Irrigação do ministério. Ela é servidora de carreira da Embrapa e atuava no Ministério da Agricultura desde fevereiro de 2019. Miranda deve ser responsável pela coordenação de programas como o da recuperação de pastagens degradadas.

Irajá Lacerda, escolhido para a Secretaria Executiva, foi chefe de gabinete do ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, quando ele exercia o mandato de senador pela Mato Grosso. Lacerda concorreu a deputado federal pelo PSD em MT nas eleições de 2022, mas não se elegeu para o posto. Ele é advogado especializado em direito agrário, fundiário e ambiental. Já presidiu a Comissão de Direito Agrário da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MT). Lacerda é filho do segundo suplente de Fávaro no Senado, José Lacerda. Ele já vinha sendo estudado para o cargo desde o anúncio de Fávaro para a pasta.

O ministério também informou que Wilson Gambogi Taques será chefe de gabinete de Fávaro e o deputado federal sul-mato-grossense Fábio Trad (PSD) será assessor de Participação Social e Diversidade.

 

Fonte