Mais um país das Américas registra surto de gripe aviária

Mais um país das Américas registra surto de gripe aviária

Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!

Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

A Guatemala, país da América Central, registrou um surto de gripe aviária altamente patogênica H5N1. O vírus foi identificado em aves selvagens na parte leste do país. O caso foi confirmado pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) na última quinta-feira (16).

+ Influenza aviária: produtores rurais devem reforçar medidas de prevenção, avisa Faesp

Segundo a agência de notícias Reuters, o vírus mortal foi detectado em 11 pelicanos marrons selvagens. Em relatório, a OMSA citou as autoridades da Guatemala em relação aos dados da doença no país americano.

Nos últimos dias, a gripe aviária atingiu novos locais e se tornou endêmica pela primeira vez em algumas aves selvagens que transmitem o vírus às aves domésticas, disseram especialistas. Somente nesta semana, dois vizinhos do país relataram os primeiros casos da doença: Argentina e Uruguai. No caso uruguaio, a vítima foi um cisne.

Gripe aviária: Brasil em alerta

gripe aviária

Foto: Agência Brasil

Com o número crescente de países latino-americanos relatando surtos da gripe aviária nas últimas semanas, o alerta foi ligado no Brasil. Um dos maiores produtores e exportadores de aves do mundo, o Brasil permanece livre de contágio.

_____________

Fontes: Agência Safras, Reuters e OMSA.

Editado por: Anderson Scardoelli.

_____________

Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Clique aqui e siga o Canal Rural no Google News.

Fonte