Maior produtor nacional de canola, RS tem ótimas expectativas de produção

Maior produtor nacional de canola, RS tem ótimas expectativas de produção

Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!

O Rio Grande do Sul é o maior produtor de canola do Brasil e por lá, a semeadura já foi encerrada nas principais regiões produtoras do estado, com início da floração nas regiões de Santa Rosa e Ijuí. As condições climáticas têm favorecido o bom desenvolvimento das lavouras, que apresentam população vegetal adequada, vigorosa e sadia. De acordo com o Informativo Conjuntural, divulgado pela Emater/RS-Ascar, a área estimada de cultivo de canola para o RS nesta safra é de 67.219 hectares, com produtividade estimada em 1.632 kg/ha.

Na região administrativa da Emater/RS-Ascar de Ijuí, a cultura da canola apresenta rápido crescimento, com emissão de folhas basais bem desenvolvidas, grandes e de verde intenso. Quanto às fases da lavoura, 94% das plantas encontram-se na fase vegetativa e 6% em floração. Na região de Santa Rosa, 80% das lavouras de canola estão em desenvolvimento vegetativo, 17% em floração e 3% em enchimento de grãos.

Banner Site 300x250 1

A frequência das chuvas tem favorecido a aplicação de adubação nitrogenada em cobertura, contribuindo para a diluição e adsorção de nutrientes. Os produtores realizaram o controle de lagartas e mariposas e, no momento, estão atentos à ocorrência de doenças, devido à maior umidade do ambiente, que pode favorecer a presença de fungos e bactérias nas plantas cultivadas.

AVEIA BRANCA

A aveia branca e a cevada estão em fase final de implantação no Estado. Com uma área de cultivo de 365.081 hectares, as lavouras de aveia branca da região administrativa da Emater/RS-Ascar de Ijuí apresentam excelente desenvolvimento e avançam rapidamente para a fase de alongamento do caule. Em decorrência das temperaturas mais elevadas para o período do ano, observa-se menor número de perfilhos por planta, mas isso não compromete o potencial produtivo da cultura. As primeiras plantas com flores apresentam panículas com grande número de flores. Até o momento, tem sido registrada uma baixa incidência de pragas e doenças.

CEVADA

A cevada na região administrativa da Emater/RS-Ascar de Soledade tem bom estabelecimento. Iniciam-se práticas de controle de plantas invasoras e aplicações de fertilizantes nitrogenados em cobertura. As condições climáticas, apesar da estação chuvosa em junho, contribuíram para o crescimento. 10% das lavouras estão em fase de germinação e emergência e 90% em desenvolvimento vegetativo e perfilhamento.

Banner Site 300x250 1

TRIGO

No trigo, a área semeada atingiu 82% da projetada para a safra 2023, de 1.505.704 hectares. Até o momento, as lavouras emergidas apresentaram excelente estande, crescimento uniforme e rápido, além de plantas vigorosas e de coloração verde intensa, indicando um promissor estabelecimento inicial da lavoura. A regularidade das chuvas, aliada a volumes adequados, está favorecendo a adoção do parcelamento da aplicação de fertilizantes nitrogenados em cobertura, de acordo com os estádios fenológicos recomendados.

(Débora Damasceno/Sou Agro)



Sou Agro