Liderança rural: a importância de criar conexões e se posicionar no agronegócio

Liderança rural: a importância de criar conexões e se posicionar no agronegócio

Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!

15 de junho de 2023, data em que o Sistema Faep dá início à terceira edição do Liderança Rural, cultivando conexões com o Sistema FAEP/SENAR-PR.

É direto de Londrina, Norte do Paraná que tudo começou. Com a CEO do portal Sou Agro, Sirlei Benetti, como mediadora desse evento que faz muita diferença na vida do produtor. E é por ela que a Sou Agro estará presente ao longo de dez encontros em diversas regiões do estado.

Uma imersão quando o assunto é liderança. Centenas de produtores rurais se reuniram com o objetivo de se posicionar dentro do agronegócio.

O evento itinerante promove a troca de ideias e fortalece o associativismo e o surgimento de novas lideranças no meio rural.

Este ano, o evento vai além de Londrina para Cambará, Pato Branco, Toledo, Umuarama, Maringá, Campo Mourão, Guarapuava, Carambeí e Campo Largo.

A presidente do Sistema FAEP/SENAR-PR, Ágide Meneguette, detalha a importância dos encontros: “É um evento que sentimos na sociedade brasileira, que é uma democracia em que nosso setor é muito desorganizado nas áreas política e representativa . Então a ideia desses dez eventos é mostrar a família rural, os produtores, a formação de novas lideranças”, detalha.

PortalSouAgro Banner Pirelli Desktop 1
PortalSouAgro Banner Pirelli Mobile 1

Mas como é possível fazer isso, como o produtor pode ser um representante do setor?

“Então, por exemplo: o governador queria fiscalizar o setor rural, toda a sociedade, essa gente se mobilizou para que os deputados não aprovassem e o governador tirasse a urgência do projeto. Isto é um exemplo. Outro exemplo, a questão do CAR, a estrutura do governo é muito complicada, aqui no Paraná praticamente não funcionou direito, então também corremos atrás da bancada federal. São fatos políticos que afetam a vida econômica dos produtores rurais. Então se o produtor rural quer viver em sociedade, quer ser valorizado, esse também é o nosso caminho é nos aprimorarmos cada vez mais na liderança, a ligação é justamente tentar juntar todas as ideias de todas as regiões para que o produtor também saiba o que vale é ter representatividade, o que vale é participar também do seu município, não só no Sindicato Rural, mas nas comissões municipais. Por exemplo, estamos fazendo em nossos municípios, por exemplo, uma discussão com a questão da educação municipal? Olha, temos que criar liderança e discutir o que podemos fazer para melhorar. Então aqui está uma oportunidade que temos de prestar contas a eles e eles também nos ouvirem para que possamos continuar fazendo um trabalho em benefício não só do produtor, mas da sociedade paranaense”, finaliza o presidente.

IMG 3274

A DATA

A cada encontro, os participantes encontrarão uma programação repleta de informações que os colocarão em dia com o funcionamento das diferentes instâncias representativas do sistema sindical rural, que tem os sindicatos rurais como sua primeira esfera de atuação, no nível municipal, passando por meio da FAEP na esfera estadual e da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) na esfera federal. O estreitamento dos laços entre os produtores e essas instituições é outro objetivo do encontro.

Além de produtores associados e dirigentes de sindicatos rurais, os encontros também buscam atingir um público formado por produtores que ainda não estão filiados ao sistema sindical. Para atrair esse público, o evento trabalhará diversos temas, como a importância da representatividade e liderança no meio rural. Nesse momento, a linguagem é mais lúdica e as atrações são mais numerosas, com apresentação de cases, palestras e atividades de integração.

O SENAR-PR também estará presente nos encontros, disponibilizando os 250 cursos de seu catálogo. Seus treinamentos são reconhecidos por sua qualidade e abrangência. A capacitação abrange praticamente todas as áreas da atividade agrícola, além de temas transversais, importantes em qualquer empreendimento rural.

(Débora Damasceno/Sou Agro)



Sou Agro