Licenciamento de drenos em áreas úmidas, qual decisão tomar?

Licenciamento de drenos em áreas úmidas, qual decisão tomar?

Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!

Amigo produtor, no quadro de Direito Ambiental da Agronews desta semana vamos tratar do licenciamento de drenos em áreas úmidas. Para isso, a Dra. Alessandra Panizi, especialista em Direito Agroambiental, conversou com o Engenheiro Florestal, Danilo Ribeiro, sobre as melhores práticas a serem adotadas e qual decisão tomar.

Assista nossa dica abaixo. Aperte o play!

Esgotos em zonas húmidas, que decisão tomar?

Sabe-se que muitas dúvidas estão surgindo em relação à regularização de drenagens em áreas úmidas de propriedades rurais no Estado de Mato Grosso.

Para contribuir com o debate, é importante informar aos produtores interessados ​​sobre o cenário atual sobre o tema.

Recorde-se que a Resolução CONSEMA nº 45/2022, publicada em 31/08/2022, estabeleceu:

a) O prazo de 18 meses (que expira em fevereiro de 2024) para que as drenagens já instaladas sejam regularizadas através de licenciamento ambiental específico;

b) E determinou, dentre outras obrigações, que novas drenagens (após a publicação da referida resolução) sejam licenciadas mediante a elaboração e aprovação do EIA/RIMA.

No entanto, em 10/03/2023, o Ministério Público Estadual – MPE ajuizou Ação Civil Pública contra o Estado de Mato Grosso, por meio da qual requereu, liminarmente, que a Resolução CONSEMA nº 45/2022 tenha seus efeitos suspensos e seja adotou as regras de uso do solo determinadas na Lei 8.830/2008 – Lei do Pantanal.

Até o momento, o tribunal competente não se pronunciou sobre a liminar.

Dada esta situação, este é o cenário:

a) Res. 45/22 vigente até a presente data e com PRAZO EM CURSO;
b) MPE requerendo judicialmente a suspensão da referida resolução;
c) Nenhuma decisão do tribunal.

Se você ainda tiver dúvidas ou precisar de suporte especializado para ajudar nessas questões, preencha o formulário abaixo que entraremos em contato.

Dra. Alessandra Panizi

Doutor em Ciências Jurídicas e Sociais pela UMSA Universidad del Museo Social Argentino. Especialização em Auditoria e Gestão ambiental – Osvaldo Cruz. Especialização em Direito Agroambiental – Fundação Escola Superior do Ministério Público de Mato Grosso. Especialização em Formação para Carreiras Jurídicas – Fundação Escola Superior do Ministério Público de Mato Grosso. Graduado em Direito pela UNIC – Universidade de Cuiabá.

AGRONEWS® é informação para quem produz



Agro News