Liberado comercialização de trigo transgênico no Brasil

Liberado comercialização de trigo transgênico no Brasil
Liberado comercialização de trigo transgênico no Brasil
Liberado comercialização de trigo transgênico no Brasil

 

Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!
Julio Albrecht/Embrapa

Liberado comercialização de trigo transgênico no Brasil : O colegiado da (CTNBio) aprovou o cultivo e a comercialização no Brasil de trigo geneticamente modificado

Desde novembro de 2021, a comercialização e importação da farinha proveniente do trigo transgênico já estavam autorizadas no país, o que foi ampliado agora.

Com a medida, assinala o Broadcast, a CTNbio considera que o cereal transgênico não apresenta risco à saúde humana ou ambiental.

“A variedade HB4 apresenta maior tolerância a estresse ambiental, especialmente em regiões com restrição hídrica, caso do Cerrado brasileiro”, diz o Broacast.

O pedido para cultivo e comercialização de trigo transgênico no país foi protocolado pela empresa de biotecnologia Tropical Melhoramento e Genética (TMG) junto à CTNBio em processo em 18 de novembro de 2022.

A TMG representa a argentina de biotecnologia Bioceres, detentora da cultivar neste processo. A variedade do cereal geneticamente modificado HB4 foi aprovada para cultivo na Argentina em outubro de 2020.

Liberado comercialização de trigo transgênico no Brasil

Abimapi

A aprovação da liberação do cultivo e da comercialização do trigo transgênico ocorreu em reunião realizada no último dia 2.

Para a Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (Abimapi), de acordo com o Broadcast, a medida pode permitir expansão da área plantada com o cereal:

“Teremos um trigo mais resistente à seca. Com isso, o produtor pode ganhar novas áreas de cultivo, e o Brasil ampliar o volume colhido. Consequentemente, em dois a quatro anos, o país poderá ser autossuficiente na produção do cereal e aumentar suas exportações, se tivermos boas safras”, destaca o presidente executivo da Abimapi, Claudio Zanão.

 

 

 

Fonte