#souagro | Aviação agrícola, você produtor rural, já utilizou em sua propriedade? Se a resposta for não, saiba que essa pode ser uma ótima solução para o controle de pragas nas lavouras e se a resposta for sim, você já sabe que os resultados são excelentes, certo?
Pois bem, a Sou Agro foi para Palotina, no oeste do Paraná, onde o Valor C. utiliza aviões para pulverizar áreas rurais e vê que a demanda tem aumentado cada vez mais. É quem tem muitos agricultores com prejuízos devido ao esmagamento das lavouras causado pelo uso de máquinas.
“Hoje a C.Vale conta com uma frota de seis aeronaves. Hoje estamos presentes em dois estados, Mato Grosso do Sul e Paraná. Trabalhamos sempre obedecendo ou seguindo os parâmetros legais, ambientais, enfim, o que é bom. Dividimos a frota e de acordo com a demanda e os dois estados onde atuamos, temos pessoal e equipes treinadas, aptas a entregar isso ao produtor da melhor forma possível, imaginando eficiência, qualidade, rapidez de trabalho para que o produtor faça certeza de que o produtor se sinta à vontade e seguro em entregar um produto de alta tecnologia em nossas mãos para que possamos fazer essa pulverização para ele”, explica Pedro Gambaro, agrônomo, gerente técnico da C.Vale.
A utilização da pulverização aérea traz inúmeras vantagens no resultado final da colheita.
“Temos uma safra alta, o milho já está bem avançado. Não temos compactação de solo, a aeronave não tem contato com o solo, mesmo estando encharcado, não estamos compactando o solo, com a aeronave, não vamos espalhar doenças, nematóides de uma região para outra, temos a velocidade. Também temos milho, pelo tamanho que está, não temos problema de esmagamento e quebra da planta, porque não temos contato com a planta. Isso significa que o produtor tem uma economia de 2 a 7% com essas perdas.
E olha só, quando o assunto é velocidade, a pulverização agrícola pode trazer resultados extraordinários.
“Normalmente, conseguimos ultrapassar 100 hectares por hora. Adquirimos uma nova aeronave, pensando em atender melhor o produtor, mais rápido, ainda com mais eficiência. Que o produtor se sinta privilegiado porque estamos cada vez mais nos estruturando para atendê-lo melhor e mais rápido. Hoje somos a única cooperativa que possui aviação agrícola própria, e isso nos permite treinar nossa equipe o ano todo para entregar a melhor qualidade ao produtor”, detalha Pedro.
E quando o assunto é pilotagem, nada melhor do que ouvir a voz da experiência de quem faz tudo acontecer.
“Trabalho na C.Vale há 15 anos na área, na aviação agrícola. Tenho 25 anos, já voei no Pará, já trabalhei em Goiás, Mato Grosso. Aí vim para a C.Vale, porque é a região onde nasci, porque estamos mais próximos da família, a experiência é melhor e traz tranquilidade para realizar o serviço. Com o tempo, o voo em si se torna uma coisa normal, toda a área é uma experiência agradável”, diz o piloto Clovis Luis Wendt.
(Débora Damasceno/Sou Agro)


