irga demonstra tecnologia a delegacoes de quatro paises 1

Irga demonstra tecnologia a delegações de quatro países

Neste sábado (11), o Instituto Rio Grandense do Arroz recebeu a visita de delegações de quatro países. Representantes da China, Emirados Árabes Unidos, Gana e Nigéria estiveram na Estação Experimental de Arroz e na Sede Administrativa do Irga. O objetivo da visita foi prospectar o mercado, tendo em vista que o Rio Grande do Sul é responsável por aproximadamente 70% do arroz produzido no Brasil, sendo cultivado em 183 municípios do estado.

Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!

As delegações foram recebidas pelo prefeito, Rodrigo Machado, pela Gerente de Pesquisa Dra. Gabriela Fonseca e pelos responsáveis ​​de cada Seção de Pesquisa para apresentar a Instituição, as principais atividades e pesquisas desenvolvidas pela EEA Irga.

Os visitantes realizaram um tour técnico em campo da Estação Experimental IRGA, em Cachoeirinha, a genética IRGA, como se desenvolvem as cultivares de arroz. Durante o encontro foram discutidos o Sistema Arrozeiro, manejo do arroz, soja e milho na várzea, cultivos de inverno e integração lavoura/pecuária. Além do chefe da estação, participaram do roteiro os chefes de seção: Fernando Miranda – Posto Colheita; Júlio Uriarte – Sementes; Oneides Avozani – Melhoramento Genético e Pablo Badinelli – Fitotecnia.

Após a visita ao EEA em Cachoeirinha, as delegações seguiram para a Sede Administrativa do Irga, em Porto Alegre.

Patrocinadores

O chefe da delegação nigeriana, major-general do exército nigeriano, MT
Durowaiye, sinalizou ao presidente do município, Rodrigo Machado, interesse na tecnologia aplicada ao plantio de arroz, incluindo a rotação de lavouras de arroz com milho e soja.

O representante dos Emirados Árabes Unidos, Abdalla Alkindi, afirmou que o país importa arroz para fazer estoques de segurança na Índia e no Paquistão, e a visita ao Irga abre a possibilidade de incluir o Brasil nessa rota de exportação do grão.

Para o presidente da autarquia, Rodrigo Machado, o interesse dos diversos países demonstra a importância e eficácia da pesquisa do instituto. “Hoje recebemos a visita de quatro países ao nosso instituto, fica evidente aqui o quanto as pesquisas e trabalhos realizados no Irga, há 82 anos, são importantes e respeitados mundialmente.” destacou Rodrigo.

Sobre transferência de tecnologia, Machado falou sobre a importância dos juros, mas qualquer avanço será discutido no conselho deliberativo da autarquia.

Patrocinadores

convites

Durante a visita, representantes da Nigéria e dos Emirados Árabes Unidos demonstraram interesse em receber representantes e pesquisadores do Instituto Rio Grandense do Arroz em seus respectivos países.

O Exército e o governo da Nigéria enviarão convite para missão internacional do Irga em terras nigerianas, a fim de formalizar o termo de cooperação mútua entre o Rio Grande do Sul e a Nigéria, bem como levar a delegação brasileira em visita técnica às instalações nos campos pertencentes ao Exército do país africano.

Pela possibilidade de um acordo tecnológico para o plantio de arroz em áreas desérticas, como já acontece com algumas lavouras, está prevista uma missão do Irga aos Emirados Árabes Unidos em dezembro, para que o país avance nas questões agrícolas e de produção de alimentos.

Após visita técnica, foi oferecido às delegações o tradicional carreteiro e arroz de leite Irga, elaborado pela equipe de gastronomia do município.

Ao final do encontro, o presidente do Irga, Rodrigo Machado, agradeceu às delegações e aos secretários de Estado pelo trabalho conjunto para o encontro. “É importante ressaltar que a visita dessas delegações ao Irga foi uma ação conjunta do Estado em que estão envolvidas a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) e a Secretaria de Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi). agradeço imensamente ao secretário Ernani Polo pela parceria, a toda equipe da Sedec, na pessoa do diretor do Departamento de Promoção Comercial e Assuntos Internacionais (DPCI), Evaldo Silva Júnior e ao secretário Giovani Feltes, grande parceiro de trabalho, que está sendo incansável nas pautas, lutas e aspirações. Agradecemos também a presença do nosso diretor, José Carlos Gross e do presidente da Cooperativa de Cereais de Camaquã, Volzear Longaray Jr.” destacou Machado.



Agrolink

Sair da versão mobile