“Integrantes do Mapa e bancada ruralista” se aliam contra o governo, diz jornal

“Integrantes do Mapa e bancada ruralista” se aliam contra o governo, diz jornal

Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!
Foto: Antonio Araujo/Mapa

Da redação//AGROemDIA

“Integrantes do Ministério da Agricultura e da bancada ruralista se aliaram para tentar reduzir o enfraquecimento da pasta. Isso pode ser feito com articulação política no Congresso”, noticia a edição on-line desse sábado (11) da Folha de S.Paulo, na reportagem “Ações de Lula irritam agronegócio, e relação do PT com o setor ainda patina”. A ser verdadeira a informação, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem um problema para resolver: estariam integrantes do Mapa se insurgindo contra a formatação de seu governo, do qual eles fazem parte?

Seguindo a hipótese de que a informação é verdadeira, o Palácio do Planalto certamente vai querer saber quem são esses “integrantes do Ministério da Agricultura” que estão jogando contra o governo. Uma articulação entre o Mapa e a bancada ruralista não passa por escalões inferiores de pasta. Logo, recai sobre o gabinete do ministro Carlos Fávaro a possibilidade de envolvimento num movimento antigoverno, o que seria grave e insólito, mas não impossível na política brasileira.

A aliança entre “integrantes do ministério e a bancada ruralista”, segundo a Folha de S.Paulo, seria resultado da insatisfação com a transferência da Conab e do Incra para o recém-recriado Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Soma-se a isso o retorno do Cadastro Ambiental Rural (CAR) para o Ministério do Meio Ambiente, de onde foi retirado quando o governo Bolsonaro passou o Serviço Florestal Brasileiro (SFB) para o Mapa.

A reação mais forte contra a atual estrutura do ministério vem da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA). Para o novo presidente da FPA, o deputado federal Pedro Lupion (PP-PR), a medida enfraqueceu o Mapa. Em entrevista também à Folha de S.Paulo, ele disparou: “Não tem sentido nenhum essa história da Conab [Companhia Nacional de Abastecimento] no MDA. A gente precisa que isso [voltar a Conab para a Agricultura] aconteça.”

Em momento algum, Lupion fez referência à “aliança” com o Mapa para que ele volte a ter a Conab e o CAR sob sua gestão. A Folha de S.Paulo tampouco ouviu em “on” o Mapa para esclarecer quais “integrantes do Ministério do Agricultura” estariam articulando um movimento em oposição ao governo. A informação foi jogada no texto em “off”, sem uma fonte, embora seja relevante. Afinal, ela expõe uma possível fratura no governo.

Restam, então, algumas dúvidas. O “off” realmente corresponde à verdade? Ou é uma dedução dos autores da reportagem a partir do que ouviram? Ou não passa de uma mentira cujo objetivo é criar um clima de intriga no governo? Sim, porque mesmo as maiores grifes do jornalismo brasileiro às vezes – e não são poucas – também mentem.

Verdadeira ou não, a informação cria uma situação delicada para o ministro Carlos Fávaro, que tem colhido mais elogios do que críticas neste seu início de gestão à frente do Mapa. Para evitar dissabores, o recomendável é que esclareça se há ou não a tal “aliança entre integrantes do Ministério da Agricultura e a bancada ruralista” para tentar mudar no Congresso Nacional a formatação da pasta adotada pelo governo Lula. Caso contrário, ele pode perder o maior ativo de um ministro no presidencialismo: a confiança do próprio presidente.

 

 

 

 

 

 

 

Fonte