O Sistema CNA/Senar, por meio de seu Instituto, a Universidade de São Paulo (USP) lançou o livro “Agro 4.0: Fundamentos, realidades e perspectivas do desemprego no Brasil”.
A publicação aborda o uso de tecnologias no setor agrícola e os desafios para a expansão da digitalização no campo, com sustentabilidade.
O livro reúne temas como segurança alimentar, sustentabilidade, irrigação e gestão da água, que são objeto de reflexão de profissionais que atuam no setor e em centros de pesquisa.
Uma publicação mostra que, superando as dificuldades e desafiando a implementação, uma transformação digital na cadeia agroindustrial será essencial para a economia do país e do mundo.
A abertura do livro tem as palavras do presidente da Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), João Martins, e do pró-reitor adjunto de Inovação da USP, Raúl González Lima.
Publicação composta por 17 capítulos que abordam a forma ampla do Agro 4.0 no Brasil, desde os conceitos básicos até uma discussão em torno de dois caminhos futuros.
A diretora executiva do Instituto CNA, Mônika Bergamaschi, colabora com dois capítulos da publicação, ao lado de Roberto Rodrigues, professor emérito da Fundação Getúlio Vargas (FGV), sobre o tema “Agricultura brasileira, equilíbrio ambiental e desafios da segurança alimentar globalmente”.
Para Mônica, “A transição digital no campo é um processo de grande relevância para o futuro da produção sustentável de alimentos, fibras e energia renovável”.
A diretora de Relações Internacionais da CNA, Sueme Mori, também contribuiu com o livro em um capítulo sobre inovação e sustentabilidade como pilares de posicionamento do agronegócio brasileiro para o mundo.
VEJA TAMBÉM | Dedicados à agricultura brasileira, eventos reúnem pecuaristas e grandes nomes do setor em São Paulo
O capítulo sobre assistência técnica no contexto do Agro 4.0 foi escrito pelos colaboradores do Departamento de Assistência Técnica e Gerencial do Senar, Eduardo Gomes de Oliveira, Rafael Diego Nascimento da Costa e Julia Carolina Barros de Deus.
O coordenador de Inteligência Estratégica do Instituto CNA, Diego Humberto de Oliveira, é dois organizadores do livro e dois autores do capítulo sobre reflexões e caminhos futuros do Agro 4.0.
Entre os organizadores do livro está o professor titular da Escola Politécnica da USP (Poli-USP) e coordenador do GAESI, Eduardo Mario Dias, ou a professora titular da Esalq-USP, Durval Dourado Neto, Maria Lídia Rebello Pinho Dias Scoton ( GAESI/EPUSP) ), Isabela Mendes Gaya Lopes dos Santos (ABDI) e José Henrique Videira Menezes (EMBRAPII).
Acesse ou reserve; clique AQUI.
Fonte: Ascom CNA