O Impacto da Mudança de Hábitos de Consumo na Indústria de Lácteos
Preocupações da Indústria
A mudança nos hábitos de consumo tem gerado grande preocupação na indústria de lácteos, especialmente entre os consumidores de menor poder aquisitivo. De acordo com a consultoria Mckinsey, 95% dos executivos do setor destacaram que a conjuntura econômica tem levado os consumidores a reduzir tanto a quantidade quanto a qualidade dos produtos lácteos que adquirem diariamente. Eles observam que os consumidores estão migrando para opções mais baratas, afetando as vendas e a rentabilidade.
Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!Volatile Market Conditions
Apesar da recente queda no preço da matéria-prima, a indústria enfrenta constantes desafios devido à alta volatilidade do mercado de lácteos. Os executivos destacam a incerteza em relação à redução dos preços no varejo, mesmo com a queda dos custos de produção. Esta volatilidade histórica torna difícil prever os efeitos das oscilações de preço no mercado.
Adaptação na Indústria
Em resposta à redução de gastos dos consumidores, a indústria adotou estratégias para manter as vendas, como a redução do tamanho das embalagens para oferecer produtos com preços mais atrativos. Por outro lado, os consumidores que mantêm níveis de consumo estáveis estão buscando mais qualidade e variedade, aumentando a exigência por produtos com benefícios nutricionais específicos.
Desafios e Oportunidades
Apesar dessas mudanças, a indústria de lácteos enfrenta o desafio de aumentar os investimentos em um contexto de margens estreitas. Para enfrentar esse desafio, os executivos apontam para a necessidade de adotar medidas de redução de custos e aumento da eficiência, bem como a implementação de tecnologias como internet das coisas e inteligência artificial.
Novas Estratégias de Crescimento
Para acompanhar as mudanças no comportamento do consumidor, o setor precisa adotar estratégias que aproveitem os avanços tecnológicos para prever e atender de forma mais assertiva às demandas do mercado. Incorporar tecnologias avançadas e ciência analítica nas operações será essencial para a indústria se manter competitiva e em crescimento, mesmo em meio a um cenário de mudanças constantes.
Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Jornal Do Campo
A mudança de hábitos de consumo dos brasileiros, sobretudo dos mais pobres, é o principal fator de preocupação da indústria nacional de lácteos, segundo pesquisa da consultoria Mckinsey, feita em parceria com a MilkPoint. Ao todo, 15 executivos do segmento participaram do estudo.
Para 95% dos entrevistados, a atual conjuntura econômica tem feito com que os consumidores reduzam a quantidade e a qualidade dos produtos lácteos que compram no dia a dia. “Eles [os executivos] têm percebido que os consumidores estão fazendo um ‘trade down’, migrando de um produto de uma determinada característica e valor para outro de menor preço ou para outra marca, mais barata”, diz Rami Goldfajn, sócio sênior da Mckinsey.
Ainda que a cotação da matéria-prima tenha caído 25% neste ano, Goldfajn ressalta que, historicamente, a indústria tem convivido com alta volatilidade, o que torna difícil prever se a recente desvalorização do leite vai reduzir os preços no varejo. “Precisamos entender o que vai acontecer sob a ótica desse efeito, mas, de qualquer forma, é muito característico do mercado de lácteos que haja essas grandes altas e quedas”, afirma o executivo.
Em um outro levantamento da Mckinsey, o Consumer Wise Global Sentiment Data, de agosto, a consultoria identificou que 87% dos consumidores diminuíram gastos com algum item de consumo nos três meses anteriores. Entre as medidas que a indústria já adotou para manter as vendas, a pesquisa cita, por exemplo, a redução do tamanho das embalagens, que permite oferecer produtos com preços mais atraentes.
“O que está acontecendo é que você teve uma inflação de commodities de uma forma geral, que obrigou as indústrias a terem que repassar o preço. Só que o consumidor não está necessariamente aceitando esse preço”, resume Goldfajn.
Já entre os consumidores que não reduziram seu nível consumo, a indústria vem percebendo um aumento da exigência por qualidade e variedade. “É o famoso ‘triple zero’: o consumidor que não quer açúcar, não quer gordura, não quer lactose. Por outro lado, ele quer outras coisas: mais proteína, mais fibra, mais probióticos”, afirma.
Esse fenômeno foi o segundo mais citado na lista de temores dos executivos do segmento — ao todo, 73% citaram essa preocupação. “A princípio, há duas tendências, que são opostas. Como um todo, o mercado está dizendo duas coisas, com dois perfis de consumidores”, observa Goldfajn. “Um que está comprando menos e outro que está querendo mais qualidade”.
De acordo com o sócio sênior da Mckinsey, um dos reflexos dessas mudanças sobre a indústria é a necessidade que elas têm de ampliar investimentos — e de fazerem isso em um contexto de margens mais apertadas. Não à toa, 73% dos executivos afirmaram ter como prioridade adotar iniciativas de redução de custo e aumento de eficiência.
Segundo a pesquisa, para que a indústria alcance esse objetivo, 14 medidas deverão ganhar relevância, entre elas o uso de internet das coisas e da inteligência artificial nas empresas. “A pergunta é como o setor consegue capturar, por meio de vários bancos de dados sofisticados, ciência analítica avançada para fazer modelos do que vai acontecer”, diz Goldfajn. Ao prever melhor, afirma ele, a indústria pode ter uma estratégia de aquisição de matéria-prima mais assertiva ou uma estratégia de administração de estoque mais eficiente.
FAQ sobre a Mudança de Hábitos de Consumo dos Brasileiros na Indústria de Lácteos
1. Quais são os principais fatores de preocupação da indústria de lácteos?
O principal fator de preocupação da indústria de lácteos é a mudança de hábitos de consumo dos brasileiros, especialmente dos mais pobres, que têm reduzido a quantidade e qualidade dos produtos lácteos que compram.
2. Por que os consumidores têm reduzido a quantidade e a qualidade dos produtos lácteos que compram?
A atual conjuntura econômica tem feito com que os consumidores reduzam a quantidade e a qualidade dos produtos lácteos que compram, migrando para produtos de menor preço ou outras marcas mais baratas.
3. Como a indústria tem enfrentado a redução do consumo e as mudanças de exigência dos consumidores?
A indústria tem adotado medidas como a redução do tamanho das embalagens e está se adaptando para atender à demanda por mais qualidade e variedade, mesmo diante da redução do consumo por parte de alguns consumidores.
4. Que medidas a indústria tem adotado para manter as vendas?
Entre as medidas adotadas, está a redução do tamanho das embalagens, que permite oferecer produtos com preços mais atraentes.
5. Como a indústria pretende ampliar investimentos em um contexto de margens mais apertadas?
A indústria pretende adotar iniciativas de redução de custo e aumento de eficiência, bem como investir em tecnologias como internet das coisas e inteligência artificial para prever e se adaptar às mudanças no mercado.
A mudança de hábitos de consumo dos brasileiros, sobretudo dos mais pobres, é o principal fator de preocupação da indústria nacional de lácteos, segundo pesquisa da consultoria Mckinsey, feita em parceria com a MilkPoint. Ao todo, 15 executivos do segmento participaram do estudo.
