Índice de Poder de Compra de Fertilizantes registra queda de 6% em março • Portal DBO

Índice de Poder de Compra de Fertilizantes registra queda de 6% em março • Portal DBO

Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!

O Índice de Poder de Compra de Fertilizantes (IPCF) de março atingiu o menor nível dos últimos 21 meses: fechou em 0,97; ou seja, o momento é favorável ao produtor rural, pois quanto menor o IPCF, melhor a relação de troca.

Seguindo a tendência dos meses anteriores, a adubação foi o fator que mais influenciou a composição do índice, com queda média de 6% em relação a fevereiro, liderada pelo cloreto de potássio e seguida pela uréia, fosfato monoamoniacal e superfosfato simples.

Em menor escala, as commodities também registraram queda média de -3% em relação a fevereiro, refletindo a reação à safra brasileira recorde, e a oferta de muito produto no mercado faz com que os preços caiam. A redução foi liderada por soja, milho, algodão e cana-de-açúcar.

Em março, o mercado esperava que a Índia entrasse na compra internacional de cloreto de potássio – o que aconteceu, de fato, no início de abril.

As atenções do agronegócio estão voltadas para a safra brasileira de grãos, com safra recorde próxima a 80% e boa produtividade.

Além disso, o mercado segue atento aos anúncios do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) sobre a próxima safra americana, que pode ser menor que a anterior.

O IPCF é divulgado mensalmente pela Mosaic Fertilizantes e consiste na relação entre indicadores de preços de fertilizantes e commodities agrícolas. A metodologia consiste em comparar a linha de base de 2017, indicando que quanto menor a relação, mais favorável o índice e melhor a relação de câmbio. O cálculo do IPCF leva em consideração as principais culturas brasileiras: soja, milho, açúcar, etanol e algodão.

Fonte: Ascom Mosaic Fertilizantes

Portal DBO