A interdição da BR-277 tem efeitos colaterais no escoamento da safra, já que essa rodovia é uma importante rota de transporte de cargas no Paraná, ligando outras regiões do estado e do país ao porto de Paranaguá.
Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!A safra pode ser escoada por outras vias, como a BR-376 e a BR-163, porém, essas rodovias já estão sobrecarregadas e podem não ser suficientes para atender a demanda de transporte gerada pela interdição da BR-277, principal corredor de exportação do Estado.
Além disso, a frequente interdição da rodovia pode ocasionar atrasos na entrega da safra aos destinos, causando impacto direto nos custos financeiros para os produtores rurais e para a economia do estado. O impacto virá do aumento do consumo de combustível; por causa de rotas mais longas ou com mais tráfego; aumento do tempo de viagem, o que pode gerar gastos extras com motoristas e manutenção dos veículos, e custos com infraestrutura como, por exemplo, contratação de escoltas para veículos com cargas especiais ou reforço em pontes e estradas para garantir a segurança. eficiência do transporte.
O cenário é sério. É importante que haja um planejamento adequado por parte dos órgãos responsáveis para minimizar os impactos do fechamento da BR-277. Isso pode envolver o uso de rotas alternativas, aumento da capacidade de outras rodovias e adoção de medidas para agilizar o transporte, como priorizar caminhões transportados com produtos perecíveis.
O governo do Paraná está em reuniões constantes com o governo federal, ao longo desta semana, para chegar a um consenso sobre o novo modelo de pedágio que deve ser adotado nesses trechos críticos. Porém, como ainda não houve efetividade nas negociações entre os governos, os produtores rurais precisam ter em mente outras alternativas para que esse escoamento da safra ocorra.
O Paraná possui uma malha ferroviária bem desenvolvida, que liga as principais regiões produtoras de grãos. A opção de transporte ferroviário pode ser vantajosa, pois além de ser uma opção mais econômica, também pode ser mais segura e rápida, principalmente quando comparada a rotas alternativas rodoviárias. É importante que os produtores rurais planejem com antecedência sua logística e transporte de suas cargas e busquem informações atualizadas sobre a capacidade e disponibilidade das ferrovias para que não haja comprometimento também com este modal.
*Paula Cristiane Oliveira Braz é administradora, especialista em agronegócios e tutora de cursos de pós-graduação na área de Agronegócios do Centro Universitário Internacional UNINTER.
