Ibovespa ignora protestos nas estradas e fecha 2o pregao consecutivo

Ibovespa fecha em alta com salto de Vale, mas recua na semana com risco fiscal

Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!

Por Paula Arend Laier

SÃO PAULO (Reuters) – Uma euforia em ações de mineração e siderurgia em meio a perspectivas ligadas à China, fez o Ibovespa subir nesta sexta-feira, mas um movimento insuficiente para reverter da semana em que o risco fiscal minou a confiança dos agentes financeiros.

Índice de referência do mercado acionário brasileiro, o Ibovespa subiu 2,26%, a 112.253,49 pontos, acumulando na semana, porém, uma queda de 5%.

O volume financeiro na sessão somou 49,6 bilhões de reais.

Patrocinadores

A decisão da China de aliviar algumas regras contra a Covid-19, confirmando rumores recentes, trouxe ânimo a commodities como o minério de ferro, o que beneficiou o Ibovespa, dado o peso dessas ações na composição do índice.

O anúncio de medidas para uma gradual flexibilização do Covid zero na China é considerado um gatilho importante no curto prazo, uma vez que essa política vinha sendo vista como um entrave para uma retomada do crescimento do país.

O desempenho aliviou a perda do Ibovespa na semana marcada por receios de deterioração fiscal no Brasil, após declarações do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva.

“Eu vi muitos exageros ontem”, afirmou o superintendente da Necton/BTG Pactual, Marco Tulli, acrescentando que há muitos testes de ensaio com nomes, supostas medidas e ademais para sentir reações, mas que na prática nada mudou – “nem de ontem para hoje nem da semana passada”.

Patrocinadores

Na véspera, Lula afirmou que há gastos públicos que têm que ser considerados como investimentos. Também criticou o mecanismo de teto de gastos, afirmando que ele deve ser discutido com a mesma seriedade que questões sociais do país.

As declarações foram feitas enquanto se negocia a PEC de Transição, proposta pelo novo governo, que adiciona mais gastos sem apontar fontes claras de financiamento.

Para Dan Kawa, diretor da TAG Investimentos, o mercado deve seguir volátil até o fiscal ganhar uma âncora de longo prazo.

DESTAQUES

Patrocinadores

– VALE ON saltou 10,4%, a 82,30 reais, maior alta desde março de 2020, após forte avanço dos preços do minério de ferro na China, onde o contrato futuro mais negociado na bolsa de Dalian em alta de 5%. A China tem aliviado regras de isolamento social ligadas à Covid-19. No setor de mineração e siderurgia, CSN ON disparou 16,81%.

– PETROBRAS PN subiu 3,33%, a 26,99 reais, em dia de alta do petróleo Brent, apesar de receios relacionados à estratégia da petrolífera de controle estatal a partir de 2023, com o retorno de Lula ao Palácio do Planalto.

– JBS ON valorizou-se 11,92%, a 27,80 reais, mesmo com a queda de 47% no lucro do terceiro trimestre, com analistas destacando o desempenho da unidade Seara. A JBS avalia que investimentos realizados na Seara vão elevar a importância dessa unidade. No setor, MARFRIG ON, que também divulgou balanço, subiu 8,59, a 11,76 reais.

– YDUQS ON subiu 8,38%, a 12,8 reais, após quatro quedas seguidas, período em que acumulou uma perda de quase 28%. A empresa divulgou na véspera resultado operacional de terceiro trimestre dentro do esperado. COGNA ON, que também reportou seus números na quinta-feira com prejúizo, caiu 5,68%. Seus executivos afirmaram que competição e ambiente macro dificultam altas de preços.

Patrocinadores

– ITAÚ UNIBANCO PN recuou 3,22%, a 26,73 reais, mesmo após crescimento de 19% no seu lucro líquido recorrente de julho a setembro. O maior banco da América Latina previu alta da inadimplência no varejo no quarto trimestre. No setor, BANCO DO BRASIL ON caiu 2,23%, enquanto BRADESCO PN subiu 1,68% e SANTANDER BRASIL UNIT avançou 2,27%.

– B3 ON cedeu 5,48%, a 12,58 reais, após ter chegado a cair mais de 7%, após o balanço do terceiro trimestre, com queda de quase 11% no lucro. Analistas do Credit Suisse cortaram a recomendação dos papéis para “neutra” citando perspectivas mais incertas.

– MAGAZINE LUIZA ON despencou 13,07%, a 3,46 reais, na esteira do resultado trimestral, em meio ao ceticismo de analistas, apesar de sinalizações mais positivas da varejista para o último trimestre do ano e 2023. AMERICANAS ON e VIA ON, que também reportaram seus desempenhos trimestrais, recuaram 3,4% e 5,43%, respectivamente.

– LOCAWEB ON perdeu 9,82%, a 8,08 reais, um dia após reportar aumento no prejuízo trimestral. Em termos ajustados, a companhia de serviços de tecnologia teve lucro de 33,4 milhões de reais, alta de 30,8% ano a ano.

Patrocinadores



Fonte

Patrocinadores
Rolar para cima