Filho do Sardento Leo Cat, matriz importada de haras império, recebe na noite desta sexta feira (27) dois dos prêmios mais cobiçados entre os quartistas. Este é o troféu do 15º Prêmio ABQM, premiação conhecida como o ‘Oscar’ do Quarto de Milha e promovida pela Associação Brasileira dos Criadores de Cavalos Quarto de Milha (ABQM).
Bet On Leo Cat receberá o Prêmio de Melhor Macho do Ranch Sorting do Ranking 2022 da ABQM Awards, com 190 pontos. “Conseguimos ganhar o Oscar do Quarto de Milha, ou o tão sonhado Prêmio ABQM. O mais importante de tudo é que foi uma conquista familiar, fui incentivado pelos meus dois filhos”, conta Alexandre de Campos Bomfim, dono do animal.
Actualmente, Bet On Leo Cat é o filho mais bem classificado do Sardento Leo Cat, com 14 Recordes de Mérito com 247 pontos em três modalidades diferentes: Ranch Sorting, Team Penning e Laço Comprido Técnico. Ao todo, uma produção de Sardento Leo Cat tem 360 pontos para a ABQM, com crianças se destaca em Ranch Sorting, Team Penning e Laço Comprido Técnico.
“O Gato Sardento Leo é uma matriz de um carisma muito grande dentro do campus do Haras Império. Seus filhos são vencedores em seis modalidades diferentes, com vários avalistas, com destaque para as modalidades Ranch Sorting e Laço”, acrescenta André Ribeiro, assessor do Haras Império.

Vale ressaltar que a água importada é filha de High Brow Cat, garanhão número 1 das estatísticas de Jogadores Apartamentais de todos os tempos, no meu próprio Freckled Leo Girl, da Freckles Playboy. Como atleta, Freckled Leo Cat ganhou mais de $ 19.445,00 para o NCHA. No Brasil, possui Recorde de Mérito ABQM Apartação AB/AM, com 24 pontos.
“O Bet On Leo Cat é um animal incrível, extremamente habilidoso e inteligente. Sua principal característica é seu extremo “cow sensu”, sendo um cavalo altamente apoiado, que trabalha junto próximo ao cavalo, ou que proporciona um boi tempo exato e preciso, reforçando o dono sobre as qualidades do filho da matriz do Haras Império.
Na época da aquisição do animal, em 2017, Bomfim não era tão conhecedor da genética do Quarto de Milha. Mas quando, mais tarde, começou a estudar a genealogia da raça, “descobri que, sem saber, fiz a escolha certa porque não tinha o ADN dele na história do Quarto de Milha”, finaliza o proprietário.
Por Natália de Oliveira/Agência Cavalus
Gato Leo Pecoso Crédito da foto: Divulgação/Jefferson Araújo
Bet On Leo Cat Crédito da foto: Pessoa do arquivo/Alexandre de Campos Bomfim
Leia mais notícias aqui.
