A sustentabilidade é premissa central na estratégia do Grupo Maringá, que busca continuamente garantir que suas atividades estejam alinhadas às melhores práticas ambientais na Usina Jacarezinho, produtora de açúcar, etanol, levedura e bioenergia a partir da cana-de-açúcar no norte do Paraná, e na Maringá Ferro-Liga, que produz ferroligas de manganês em Itapeva (SP).
Para conscientizar sobre a importância do cuidado com a natureza e da preservação dos recursos naturais, o grupo promoveu a Semana do Meio Ambiente, campanha voltada para colaboradores e comunidades próximas às operações.
Com o tema “Negócios Sustentáveis, Futuro Próspero: Atingindo os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)”, a campanha teve início no Dia do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho. Na programação oficial, entre várias iniciativas alinhadas à agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), foi realizada a palestra “Meio Ambiente e Estratégia Sustentável”, ministrada por gestores da Qualidade, Saúde, Meio Ambiente e do Escritório de Estratégia e Unidade Gerenciamento.
“Nessa campanha, buscamos compartilhar a conexão entre nossa estratégia e sustentabilidade, com ênfase na dimensão ambiental, especialmente eficiência energética, mudanças climáticas e práticas agroflorestais”, destaca Adriano, gerente da Diretoria de Controladoria e Estratégia e Gestão . Bertoldo Alves. “Com a campanha, além de conscientizar, queremos destacar o compromisso e mostrar a importância das práticas sustentáveis e sociais nas operações do Grupo e como nossas empresas podem contribuir para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)”, afirma o gerente da Qualidade, Segurança e Meio Ambiente, Márcia Gusi.
Nesta semana dedicada ao meio ambiente, diversas ações em prol da sustentabilidade foram anunciadas, entre elas, o projeto de impermeabilização. Essa iniciativa, que segue o ODS número 10, busca arrecadar lacres de latas de alumínio, convertidos em recursos financeiros para a compra de cadeiras de rodas. Essas cadeiras serão destinadas a hospitais e instituições que atendem pessoas com mobilidade reduzida, garantindo maior acessibilidade, inclusão e qualidade de vida. O Grupo Maringá, por meio do programa, demonstra seu compromisso com o bem-estar social e a preservação do meio ambiente.
Para fechar a semana alinhado aos ODS, o grupo promoveu apresentações de projetos financiados em seus negócios. Na Usina Jacarezinho, esteve presente o projeto Guri, programa do Governo do Estado de São Paulo, gerido pela Santa Marcelina, por meio de contrato de gestão com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. A iniciativa é viabilizada pela Lei de Incentivo à Cultura e busca oferecer oportunidades na área da música. Na Maringá Ferro-Liga, o projeto Usina da Dança foi a principal atração. Realizado pela Associação de Arte, Cultura e Esporte de Ribeirão Preto (AACE), o projeto é desenvolvido por meio do Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo (ProAC) e tem como objetivo utilizar a dança como forma de expressão artística. O Grupo Maringá, ao patrocinar esses projetos, reafirma seu compromisso com a promoção do desenvolvimento cultural e social.
Ações em Jacarezinho
Em paralelo ao ODS 12, consumo e produção responsáveis, como forma de reduzir substancialmente a geração de resíduos por meio da prevenção, redução, reciclagem e reutilização até 2030, o destaque foi uma horta vertical ecológica. Os vasos foram substituídos por garrafas PET recolhidas dos funcionários da Usina Jacarezinho. Disponíveis em dois pontos da empresa, cada um deles simboliza uma ação relacionada a objetivos sustentáveis, como a preservação de mais de dois mil hectares de vegetação nativa, entre reserva legal e área de preservação permanente, além do estudo das águas equilíbrio, com foco na redução do consumo de água.
O objetivo foi promover educação socioambiental, reciclagem e incentivo à saúde e bem-estar, além de orientações sobre jardinagem, preparo de solo, substratos e compostagem orgânica. As garrafas não utilizadas na ação foram encaminhadas à Cooperativa de Catadores de Resíduos Sólidos Recicláveis de Jacarezinho (Coopercicla).
Ações em Itapeva
Desta vez, também em linha com o ODS 6, foi realizada uma ação para promover a conscientização da população local e a preservação do rio. A Maringá Ferro Liga, em parceria com a Polícia Ambiental e a Secretaria do Meio Ambiente de Itapeva, instalou uma Barreira Ecológica no Rio Taquari, que margeia a usina e faz divisa com o Estado de São Paulo.
Feita com garrafas PET, também recolhidas por funcionários e pelas Cooperativas Santa Maria e Coopersel, cordas e redes, com amarração ponta a ponta, a barreira retém resíduos que foram descartados de forma inadequada no rio. Essa é uma forma de conscientizar a população sobre o descarte correto de resíduos, bem como a preservação dos rios.
“Ao integrar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável em nossas ações, nos tornamos não apenas agentes de mudança, mas também catalisadores de um futuro sustentável para todos”, conclui o gerente de Qualidade, Segurança, Saúde e Meio Ambiente, João Paulo Pantaleão.
Sobre o Grupo Maringá
O Grupo Maringá atua no setor sucroenergético, produzindo açúcar, etanol, levedura e energia, e no setor siderúrgico, fabricando ferroligas de manganês. Com 75 anos de tradição, a Usina Jacarezinho e, agora, a Maringá Energia, atuam de forma integrada para fornecer alimentos e energia limpa e renovável aos mercados nacional e internacional.
No setor siderúrgico, o Grupo atua há mais de 40 anos, produzindo ferroligas de manganês de alta qualidade, matéria-prima essencial para a fabricação do aço, por meio da Maringá Ferro-Liga S/A, localizada em Itapeva (SP).
