Governo federal aprova compra de milho para abastecer pequenos criadores

Governo federal aprova compra de milho para abastecer pequenos criadores

Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!

Novidade para os criadores de pequenos animais de todo o país: o governo federal aprovou a compra de até 85 mil toneladas de milho para atender o Programa de Balcão (ProVB), da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Esta é a primeira aquisição para suprir os estoques públicos utilizados pelo programa neste ano. A medida visa garantir o atendimento aos pequenos criadores que utilizam o produto na alimentação animal, por meio da venda direta a preços compatíveis com o mercado atacadista de sua região.

A portaria interministerial que autoriza a aquisição do cereal foi assinada pelos ministérios do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Agricultura e Pecuária (Mapa) e Fazenda (MF). O documento, publicado nesta sexta-feira (24) no Diário Oficial da União, estabelece limite de até R$ 100,5 milhões para equalização de preços na venda de milho, nas operações do ProVB.

Esse volume atende ao disposto na lei que determina que o limite para compra de milho não pode ultrapassar 200 mil toneladas por ano. Ainda de acordo com a portaria, que vigorará até 31 de dezembro de 2023, a compra de milho para estoques públicos está condicionada à existência de disponibilidade orçamentária e financeira.

O milho em grão é o principal ingrediente da ração animal no Brasil, e o ProVB da Conab tem garantido o abastecimento regular desse produto a inúmeras propriedades rurais, contribuindo para o desenvolvimento desse segmento da economia nacional.

Patrocinadores

Confira a íntegra da Portaria Interministerial nº 1, de 23/03/23, no Diário Oficial da União.

da Conab

Agrolink

Patrocinadores
Rolar para cima