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Governo de MT lança novo portal de serviços à população

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Ao selecionar o serviço desejado, o usuário encontra todas as informações que precisa saber para ser atendido

O Governo do Estado desenvolveu um plataforma digital de relacionamento com o cidadão que reúne, em um único local, as informações sobre todos os serviços oferecidos pelos órgãos públicos, tornando o acesso mais simples, ágil e fácil. O novo portal está em fase de transição e o cidadão encontrará uma Carta do Usuário de Serviços Públicos com orientações sobre os mais de 570 serviços oferecidos.

A Carta de Serviços ao Usuário é uma espécie de menu onde os órgãos públicos agregam suas informações e relacionam os serviços que prestam. Além do novo Portal do Governo, também estará disponível no aplicativo MT Cidadão. Para facilitar a busca, os serviços foram categorizados por público-alvo, agência prestadora e por área.

Ao selecionar o serviço desejado, o usuário encontra todas as informações que precisa saber para ser atendido: o que é, quem pode utilizar, pré-requisitos da solicitação, etapas de implantação, documentos necessários, formas alternativas de acesso, valor, estimativa de prazos e formulários. No rodapé de cada atendimento, também é possível avaliar se as orientações foram úteis, contribuindo para o aprimoramento do canal.

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Na carta de serviços ao utente, os cidadãos encontram mais informação sobre todos os serviços oferecidos pelo Estado, bem como sobre o acesso aos mesmos e os padrões de qualidade e serviço que devem esperar.

Criado nos mesmos moldes do projeto realizado pelo governo federal (gov.br), inspirado em iniciativas semelhantes no Reino Unido, México e Uruguai, o usuário precisará de uma única conta cadastral, que é seu Login MT, já utilizado pelos aplicativos MT Cidadão e Nota MT para ter acesso personalizado à plataforma, podendo também utilizar o mesmo acesso criado para o portal federal (Gov.br).

Por meio do portal, o cidadão também poderá avaliar os serviços públicos, fazer reclamações, sugestões e elogios, e terá acesso a uma galeria de aplicativos móveis do governo, disponíveis nos sistemas iOS e Android, podendo baixá-los em lojas virtuais para economize tempo e evite deslocamentos desnecessários para receber atendimento público.

Para o secretário de Planejamento e Gestão, Basílio Bezerra, a Carta de Atendimento ao Usuário é um facilitador para quem busca os serviços do Estado. “O objetivo é apresentar toda a gama de serviços de Governo e indicar, de forma clara e objetiva, o passo a passo necessário para realizá-los. O cidadão não precisará mais entrar nos sites de cada secretaria para buscar essas informações. Tudo o que ele precisa saber estará presente em um único endereço.”, destacou.

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A plataforma foi desenvolvida pela Secretaria de Planejamento e Gestão e pela Empresa Mato-grossense de Tecnologia da Informação (MTI), sob orientação do Sistema de Governança Digital do Governo de MT, e permanecerá em constante evolução para que novos serviços sejam relacionados, transformados digitalmente e com mais facilidade acessado pela população.

Usar a tecnologia para facilitar a vida do cidadão faz parte da missão do MTI, e essa entrega, além de cumprir obrigações legais, contribui de forma prática para que o cidadão tenha uma melhor experiência no relacionamento com o Governo”, destacou Cleberson Gomes, presidente interino do MTI.

Fonte: Secom-MT

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