Mais de 100 empresários, produtores e representantes do setor agropecuário partem nesta segunda-feira (20) para a China, em delegação organizada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). De acordo com a pasta, o objetivo é realizar a discussão de temas relacionados à importação e exportação entre os dois países.
+ Leia as últimas notícias do Internacional no site do Canal Rural
Entre os assuntos a serem tratados estão acordos comerciais, simplificação de processos e abertura de mercados para novos produtos brasileiros. O ministro Carlos Fávaro acompanha a comitiva. No próximo domingo (26), o presidente Lula também embarca para o país asiático, que é o maior parceiro comercial do Brasil. Um dos resultados esperados dessa missão é a retomada das exportações de carne bovina pelos chinesessuspensa desde a confirmação de um caso atípico de mal da vaca louca no Pará, em meados de fevereiro.
Ainda sobre o mercado de carne bovina, às vésperas dessa missão internacional, os frigoríficos brasileiros receberam informações de que o processo de apresentação de empresas nacionais de carne aos chineses para novas qualificações pode mudar.
De acordo com o jornal Valor Econômicoem vez de enviar listas com a ordem cronológica dos estabelecimentos que cumprem os requisitos para vender para a China, que dá preferência às empresas que há mais tempo aguardam a aprovação de Pequim, Serão consideradas todas as cerca de 120 empresas que atualmente buscam acesso ao mercado chinês, independentemente do período em que se inscreveram para este.
Esse novo modelo — ainda apenas cogitado — desagradou parte do segmento, pois, sem o critério cronológico de credenciamento, podem surgir brechas para a prática de lobby e influência na definição de novos frigoríficos autorizados a embarcar proteína animal para o mercado chinês.
Miguel Daoud comenta notícias envolvendo a China
Foto: Pixabay
Diretamente do novo estúdio de jornalismo do Canal Rural, o comentarista Miguel Daoud falou sobre o tema ao participar da edição desta segunda-feira (20) do telejornal ‘Mercado & Empresa’. Em conversa com a jornalista e apresentadora Pryscilla Paiva, ele destacou que, se implementada, tal medida pode dificultar a vida de pequenos e médios frigoríficos que fazem fila para avaliação em Pequim.
_____________
Editado por: Anderson Scardoelli.
_____________
Aprenda em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Acompanhe o Canal Rural no Google Notícias.

Foto: Iagro-MS
