Frigorificos estao isentos da cobranca do Funrural decide STF

Frigoríficos estão isentos da cobrança dos Produtores Rurais

Frigoríficos estão isentos da cobrança dos Produtores Rurais
Frigoríficos estão isentos da cobrança dos Produtores Rurais

Frigoríficos estão isentos da cobrança dos Produtores Rurais

O Funrural não é devido pelos frigoríficos adquirentes da produção, consumidora ou consignatária ou a cooperativa. Foi o que decidiu o Supremo Tribunal Federal (STF), por 6 votos a favor e 5 contra, ao aceitar parcialmente a Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) nº 4395, ajuizada pela Abrafrigo (Associação Brasileira de Frigoríficos). Com isso, esses estabelecimentos estão isentos do pagamento do tributo retroativo ao período em que a sub-rogação foi declarada inconstitucional.  

Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!

Para a Abrafrigo, o resultado do julgamento, que durou mais de 12 anos e terminou nessa sexta-feira (16), confirmou “o respeito aos precedentes qualificados do STF, contribuindo com a segurança jurídica que se espera da Corte Suprema”. Os efeitos da decisão, esclarece a associação, se estendem não só às partes do processo, mas a todo contribuinte do país que esteve e ainda está sendo chamado a recolher o Funrural.

“A decisão representa a consagração da luta desta entidade em prol de seus associados, coroando um trabalho de mais de uma década, iniciado na gestão do saudoso presidente Péricles Salazar”, destacou o presidente executivo da Abrafrigo, Paulo Mustefaga.

O dirigente da entidade também expressou “gratidão às entidades de produtores rurais e de agroindústrias que trabalharam ombro a ombro com a Abrafrigo para o êxito de tão importante conquista, que beneficia a todos segmentos da agropecuária brasileira”.

Patrocinadores

O advogado da Abrafrigo, Fabriccio Petreli Tarosso, acrescentou: “O STF restaurou a justiça ao agronegócio de todo o país e mostra ao setor agropecuário, representado pelas indústrias frigoríficas, a segurança jurídica que todos aguardávamos do Tribunal”.

A Abrafrigo ressaltou ainda que “a decisão final do julgamento do STF contribui para a viabilidade financeira de inúmeros frigoríficos de todo o país, especialmente os de pequeno e médio portes, favorecendo a geração de empregos e renda no setor”.

Fonte

Patrocinadores
 
Patrocinadores