#sou agro | O Frigorífico Astra, em Cruzeiro do Oeste, na região Noroeste, um dos maiores do Paraná, foi licenciado para exportar carne bovina para Indonésia e China. Assim, amplia o potencial de enviar sua produção para o exterior. A empresa já exporta produtos para diversos países da América Latina, União Européia, Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos e Israel.
O governo chinês suspendeu nesta quinta-feira (23) o embargo à importação de carne bovina produzida no Brasil e autorizou a exportação de quatro plantas brasileiras. A Astra é a única no sul do Brasil. A decisão vale para animais abatidos a partir desta sexta-feira (24).
“Após um longo esforço de negociação, para demonstrar plenamente as condições higiênico-sanitárias, com o fim da vacinação contra a febre aftosa, recebemos esta semana outra boa notícia, a autorização de um frigorífico paranaense que abate gado para esses dois mercados importantes. ”, afirmou o secretário de Estado da Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara. “Trata-se de um esforço de longo prazo da economia paranaense, em especial do Frigorífico Astra, atendendo a todos os requisitos de mercados exigentes”.
Ortigara também destacou a suspensão da proibição de exportação pela China. “Ao mesmo tempo que reabre as exportações, qualifica novas fábricas, entre elas outra paranaense de boa qualidade, que é mais importante”, afirmou.
Para o presidente do Sindicato da Indústria de Carnes e Derivados do Paraná (Sindicarne), Angelo Setim, a atitude chinesa é uma demonstração de justiça para com o Paraná. “É um mercado que a Astra estava procurando e agora alcançou”, disse ele. “Esperamos que novas plantas possam ser habilitadas para este mercado promissor”. Ele também comemorou o fim da proibição de compras na China. “Agora o equilíbrio deve voltar, com os preços voltando a reagir e a retomada das exportações”.
O proprietário, Jeremias Silva Júnior, continua na China. Ele ficará até o final do mês para tratar do início das operações. “O Paraná e eu esperamos que mais produtores possam se beneficiar com isso”, afirmou.
INDONÉSIA
No caso da Indonésia, o país aumentou sua cota anual de importação de 20.000 para 100.000. A princípio, a medida é válida até 31 de dezembro deste ano, mas 20 frigoríficos brasileiros estão habilitados a participar dessa expansão de mercado. A Astra é a única no sul do Brasil. Por ano, o país asiático importa cerca de 250 mil toneladas de carne bovina.
DNA Paraná
O Astra foi inaugurado em 2003 e, alguns anos depois, começou a se preparar para a exportação, ampliando sua capacidade de abate. Atualmente, gira em torno de 700 cabeças por dia. Referência em frigoríficos de qualidade no estado, conta com 1.192 funcionários.
JAPÃO E COREIA DO SUL
Os governadores Carlos Massa Ratinho Junior e Norberto Ortigara acabam de retornar de uma missão comercial ao Japão e à Coreia do Sul. Eles participaram de uma série de reuniões bilaterais para negociar a abertura do mercado de carnes no Paraná (principalmente suínos e bovinos) e também com a busca de parcerias para fortalecer projetos de sustentabilidade. Delegações dos dois países devem visitar o Estado em breve.
(Com AEN)
(Emanuely/Sou Agro)


