Para esta quarta semana (28/06) a previsão do tempo aponta para um cenário de estabilidade – ou melhor, de tempo firme – em grande parte do Brasil. É função de um bloqueio atmosférico que impede a formação de nuvens carregadas.
No entanto, alguns setores devem receber chuva, como é o caso do extremo sul do país, onde uma frente fria deve avançar, criando condições instáveis e baixas temperaturas.
Outra região que deve receber chuvas nesta quarta, é a faixa litorânea do nordeste e a faixa norte da região norte.
Há alertas para uma região central do país, pois as temperaturas devem ultrapassar os 34°C em algumas regiões, com umidade abaixo de 20%.
Da mesma forma, as condições hídricas são propícias à maior parte das obras do país, com algumas restrições em relação à falta de água pluvial na parcela central e às chuvas recorrentes na região sul. Entretanto, as limitações são pontuais.
Chance de geada nos próximos dias
Depois de uma passagem pela frente fria – sistema de chuvas – uma massa de armas mais frias deve avançar pelo Rio Grande do Sul. Como as temperaturas entram em mim, permaneço nas noites deste bairro, caminhando pela quinta manhã, mais fria. Existe a possibilidade de geadas em pontos de maior altitude, mas sem falésias, em áreas críticas de cultivo.
Veja o mapa da previsão por região na sequência
região norte
A atuação do bloqueio atmosférico sobre o centro do Brasil, também se mistura com condições chuvosas ao norte. Da mesma forma, a maior parte da região deve ter predominância de clima seco. Como instabilidades, concentram-se no extremo norte do Amazonas, Roraima, norte do Pará e Amapá. Nas regiões sul do Pará e Tocantins, além das altas temperaturas, os índices de umidade podem atingir níveis próximos ou abaixo de 20% dos horários horários mais críticos.
Região Nordeste
Ao amanhecer haverá temperaturas mais baixas no centro-sul da Bahia, mas com forte presença do sol, os termômetros sobem rapidamente indicando uma tarde quente e seca no interior do estado. Essa condição, no período da tarde, se estende ao centro do Maranhão, Piauí e Ceará. Como as instabilidades continuam ocorrendo na região, mais concentradas no litoral (com exceção do Norte do Piauí e Noroeste do Ceará).
Região Centro-Oeste
Previsão de tempo firme e grande variação de temperatura. Essas temperaturas, aliadas aos baixíssimos índices de umidade, aceleram a perda de água de uma e de ambas as plantas – o que mostra um cenário positivo para maturação e colheita, mas algumas restrições devem ser estabelecidas para lavagens em etapas mais sensíveis ao déficit hídrico.
Região Sudeste
O bloqueio atmosférico continua atuando na região, mantendo as condições climáticas estáveis em praticamente todos os estados. Logo a nordeste de Minas e norte do Espírito Santo, devido aos ventos oceânicos, algumas instabilidades falham e devem ocorrer ocasionalmente. Atenção para os baixos índices de umidade no noroeste paulista, Triângulo e Norte Mineiro.
Região Sul
O avanço de uma frente fria deve trazer pancadas de chuva para o norte do Rio Grande do Sul. Portanto, o sistema de pancadas de chuva avançará de forma mais oceânica, o que resulta em acúmulos mais irregulares no estado, pois volumes maiores se concentram não sul . Já em Santa Catarina e Paraná, o clima é firme, com grande variação entre as temperaturas mais baixas e mais altas. No final do dia, os termômetros adentraram os restos do Rio Grande do Sul, mas sem condições de frio intenso ou geadas.