Filho do Sardento Leo Cat, mãe importada de Stud Empire, recebe na noite desta sexta-feira (27) um dos prêmios mais cobiçados entre os quartistas. Este é o troféu do 15º Prêmio ABQM, premiação conhecida como o ‘Oscar’ do Quarto de Milha e promovida pela Associação Brasileira dos Criadores de Quarto de Milha (ABQM).
Bet On Leo Cat receberá o prêmio de Melhor Macho Sorting de Rancho do Ranking de Prêmios ABQM 2022, com 190 pontos. “Conseguimos ganhar o Oscar Quarto de Milha, o tão sonhado Prêmio ABQM. O mais importante é que foi uma conquista familiar, com os animais sendo pontuados por mim e meus dois filhos”, disse Alexandre de Campos Bomfim, dono do animal.
Atualmente, Bet On Leo Cat é o filho mais pontuado do Sardento Leo Cat, tem 14 Recordes de Mérito com 247 pontos em três modalidades diferentes: Ranch Sorting, Team Penning e Laço Comprido Técnico. Ao todo, a produção de Sardento Leo Cat soma 360 pontos pela ABQM, com filhos se destacando em Ranch Sorting, Team Penning e Laço Comprido Técnico.
“O Leo Cat Sardento é uma matriz de grande carisma dentro do garanhão do Haras Império. Seus filhos são vencedores em seis disciplinas diferentes, com vários garanhões, com destaque para as modalidades Ranch Sorting e Laço”, acrescenta André Ribeiro, conselheiro do Haras Império.
Vale ressaltar que a égua importada é filha do High Brow Cat, garanhão número 1 nas estatísticas dos Cutting Breeders de todos os tempos, em mãe Freckled Leo Girl, da Freckles Playboy. Como atleta, Freckled Leo Cat é um ganhador NCHA de mais de $ 19.445. No Brasil, possui o Recorde de Mérito ABQM Apartação AB/AM, com 24 pontos.
“O Bet On Leo Cat é um animal incrível, extremamente habilidoso e inteligente. Sua principal característica é sua extrema “vaca sensu”, sendo um cavalo muito apoiado, que trabalha junto e próximo ao solo, o que proporciona um tempo exato e preciso do boi”, reforça o proprietário sobre as qualidades do filho do genitor empresa do Haras Império.
Na época da aquisição do animal, em 2017, Bomfim não tinha muito conhecimento sobre a genética do Quarto de Milha. Mas quando, mais tarde, começou a estudar a genealogia da raça, “descobri que, sem saber, fiz a escolha certa porque ele tem a história do Quarto de Milha no ADN”, conclui o proprietário.
Por Natália de Oliveira/Agência Cavalus
Crédito da foto Sardento Leo Cat: Divulgação/Jefferson Araújo
Bet On Leo Cat Crédito da foto: Arquivo pessoal/Alexandre de Campos Bomfim
Leia mais notícias aqui.