Exportações do melão recuam em fevereiro

Exportações do melão recuam em fevereiro

Assim como de costume, as exportações brasileiras de melão se reduziram em fevereiro. Tomando como base os dados da Secex, o volume embarcado neste período foi de 21 mil toneladas, diminuição de 33% em comparação com janeiro. Frente a fevereiro do ano passado, também houve queda, de 21%.

Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!

Essa redução dos envios, até em comparação com mesmo período da safra passada, se deve ao fim da colheita antecipado para fevereiro para boa parte dos produtores/exportadores do Rio Grande do Norte/Ceará – lembrando que deveria vir até março –, que reduziu a produção. Os principais destinos continuaram sendo os mesmos: a Espanha aparece em primeiro lugar, importando 36% do total exportado pelo Brasil, e Holanda e Reino Unido aparecem logo atrás, com 33% e 26%, respectivamente.

Na parcial da safra 2022/23 (agosto/22 a fevereiro/23), os envios totalizaram apenas 181 mil toneladas, queda de 32% frente às 231 mil toneladas do mesmo período da última temporada. Mesmo diante do recuo ocasionado pela menor área plantada, crise na Europa e problemáticas logísticas, a queda na receita foi de apenas 4%, já que a baixa oferta do velho continente, ao menos, garantiu maiores preços.



Fonte