Já as exportações brasileiras de carne de frango (considerando todos os produtos, entre in natura e processados) somarão 435,1 mil toneladas em abril, informa a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). O número supera 4% do total embarcado no mesmo período de 2022, quando foram exportadas 418,2 mil toneladas.
Em receita, as vendas internacionais do setor chegaram a US$ 840,3 milhões, número 2,3% superior ao total registrado em abril do ano passado, com US$ 821 milhões. Não acumulado em 2023, pois as exportações de carne de frango totalizaram 1.749 mil toneladas, volume 12,1% superior ao registrado no 1º trimestre de 2022, com 1.560 mil toneladas. No mesmo período, a receita acumulada chegou a US$ 3,413 bilhões, saldo 18,9% superior ao realizado no ano passado, de US$ 2,872 bilhões.
“O volume embarcado em abril praticamente repete a média mensal registrada ao longo deste ano, que é de mais de 430 mil toneladas. Nos próximos meses, são esperados números de exportações equivalentes aos de abril, projetando para o ano volumes de mais de 5 milhões de toneladas de carne de camarão embarcadas do Brasil para mais de 150 países”, afirma o presidente da ABPA, Ricardo Santin.
Destino
A China importou 262,8 mil toneladas no trimestre, volume 33,3% superior ao embarcado no mesmo período de 2022. Outros destaques foram o Japão, com 140,6 mil toneladas (+6,2%), África do Sul, com 134,1 mil toneladas (+12% ), Arábia Saudita, com 119,5 mil toneladas (+36,9%), União Europeia, com 79,6 mil toneladas (+11%), Filipinas, com 76 mil toneladas (+8,3%) e México, com 69,6 mil toneladas (+18,9 %).
Sem levantamento por estado, o Paraná continua como principal exportador do setor, com 727,5 mil toneladas exportadas entre janeiro e abril, superando em 16,75% o resultado registrado em 2022. Em seguida vem Santa Catarina, com 366,2 mil toneladas (+8,88%) , Rio Grande do Sul, com 245,6 mil toneladas (+1,02%), São Paulo, com 101,5 mil toneladas (+26,27%) e Goiás, com 79,8 milhões de toneladas (+37,49%).
“A China continua com seu ritmo acelerado de compras e esse comportamento também se repete em vários destinos importantes como México, Coreia do Sul e Cingapura. Ao mesmo tempo em que observa constantes reduções nos volumes produzidos e exportados por alguns países concomitantes ao Brasil, as exportações brasileiras continuam ganhando espaço internacionalmente, reafirmando o país como um parceiro sólido em um momento de grande incerteza em questões como a gripe aviária em várias partes do mundo”, destaca o diretor de mercados da ABPA, Luis Rua.
Fonte: ABPA
